
A “princesa” Sissi é filha de uma enfermeira de hospital psiquiátrico. Quando a mãe morreu, ainda era uma criança. O pai é um dos internos. Nascida e criada no manicômio, tornou-se enfermeira e mora num quarto no pavilhão onde trabalha. A instituição é seu lar e seu mundo. Vive confinada sem qualquer perspectiva afetiva além do cuidado carinhoso que dedica aos lunáticos. Não é que esteja resignada a essa pobreza emocional, ela não conhece outra vida.
Numa ida à cidade sofre grave acidente e é socorrida pelo “guerreiro” Bodo, cujo “cheiro doce” a faz sentir “que se uma pessoa não estivesse sozinha poderia encontrar felicidade... se alguém como ele estivesse por perto.” Hospitalizada, recebe alta após quase dois meses de internação informada de que não teria sobrevivido se não fosse por ele. Volta para o manicômio e sofre de inquietude. Resolve procurar por seu salvador e encontra um sujeito pobre, desempregado, traumatizado, revoltado e violento, que a rechaça.
O filme não tem o ritmo alucinante do moderno cinema americano. Nem poderia, pois a princesa e o guerreiro não são super-heróis, são até mais limitados e sofridos do que a média das pessoas. Enfrentam extremas dificuldades emocionais para obter um resultado nada espetacular, mas libertador para eles e comovente para o espectador.
REFERÊNCIAS
Tom Tykwer dirigiu Trama Internacional em 2009: Clive Owen e Naomi Watts são um agente da Interpol e uma promotora de NY que buscam levar à Justiça um poderoso banco internacional suspeito de atividades ilegais. Em 1988 fez Corra Lola, Corra: Franka Potente empreende uma corrida contra o tempo para recuperar os 100.000 marcos que seu namorado esqueceu dentro de uma sacola no metrô de Berlim.
Franka Potente, que interpreta a princesa, atuou
em: Romulus, Meu Pai (2007); Plataforma
do Medo (2004); A Supremacia Bourne
(2004); A Identidade Bourne
(2002); Corra Lola, Corra (1998); etc.
Benno Fürmann, que interpreta o guerreiro, tem uma extensa filmografia na Alemanha, mas nada muito conhecido por aqui.
DIA IDEAL PARA ASSISTIR
Quando quiser algo diferente do jeito Hollywood de fazer cinema.
POR QUE GOSTEI?
É um filme bom e impactante. Não é “cabeça”, nem hermético.
SERVIÇO
Para Acompanhar
O filme não prima por estímulos gastronômicos, pipoca e refrigerante são apropriados. Desejando algo mais forte pode-se acompanhar Walter e Sissi tomando um Gusano Rojo ou, na falta deste, qualquer mescal ou tequila (0:55:00).
Pausa
Um ponto bom para interromper a sessão aproximadamente no meio é ao final da cena em que Bodo “vê” sua falecida mulher e se debruça sobre o aquecedor aceso imaginando pousar a cabeça em seu colo. Mais uma vez, o irmão o salva (1:07:25). O ponto marca a transição para a resolução da trama.
Mais Informações
Título original: Der Krieger und die Kaiserin. Produção: 2000. Classificação: 16 anos. Para ver mais acesse o portal da Sony Pictures Brasil: http://www.sonypictures.com.br/Sony/Entertainment/MovieDetails.SonyPictures?id=341
EM DESTAQUE
Bastidores
O jovem, 17 anos na época, que representa Otto é realmente cego. O diretor Tom Tykwer e Joachim Król, que faz papel de Walter neste filme, encontraram-no em um festival de cinema. O rapaz virou-se para Joachim e disse “homem, eu vi seu filme... você estava incrível...” e analisou a técnica de atuação do ator. O diretor ficou tão impressionado que o contratou para o papel.
Curiosidade
(0:55:00) A aguardente com “verme” dentro da garrafa que Walter está bebendo numa noite chuvosa é mescal, um destilado de agave semelhante a tequila. Porém, Tequila, como Champagne, é uma região demarcada com padrão específico de produção (situada no norte do México). O mescal tomado é um Gusano Rojo, cuja particularidade é justamente a larva de mariposa que dá nome à bebida. Originalmente vermelha (roja), ela se descolore pela ação do álcool.
Mensagem
É preciso estar intimamente preparado para amar.
É o que nos mostram a princesa Sissi e o guerreiro Bodo.
Detalhes
(0:02:10) Aparece em close a carta que Meike escreve para Sissi. Repare que ela mora em Paimpol Sur Mer no norte da França (Bretanha) e o hospital psiquiátrico de Sissi é em Wuppertal na Alemanha. A informação será útil mais tarde.
(0:18:22) e (0:44:54) Wuppertal tem um trem urbano suspenso que dá a impressão de que anda de cabeça para baixo.
(0:18:50) O guerreiro irá salvar a vida da princesa. Mas foi ele mesmo que provocou o acidente subindo na carroceria do caminhão em movimento e desconcentrando o motorista.
(0:19:29) Começo da sequência mais aflitiva do filme: o socorro à Sissi.
(0:45:55) O primeiro encontro entre a princesa e o guerreiro é uma pungente luta entre romantismo e realismo. A seguir, a cena em (0:50:50) traduz fisicamente a recente experiência emocional de Sissi.
(1:15:38) Na cena no subsolo do banco Bodo sabe realmente o que diz.
(1:24:52) Cena pouco comum em filmes: os protagonistas sentados sem saber o que fazer.
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7 comentários:
Olá Flávio,
Assisti este filme na madrugada deste sábado (passou na Globo)e
gostei muito.
Ao procurar por ele, achei seu blog
que também gostei bastante.
Um abraço,
Maria Claudia
incrível análise, parabéns.
acabei de ver esse filme no max hd...sky. Sabe aqueles dias que vc nao tá fazendo nada e pensa em colocar um filme pra deixar a mente solta, sem nada a pensar...pois foi ao contrário...já tinha começado, e me chamou a atenção o título...zapeando, passei por ele e vi romance...ideal p dormir kkk
mas, quem disse q consegui?? o filme tem a capacidade de prender a nossa atenção..e como a narrativa é apresentada de forma lenta, ele te aflige mais ainda!!! vc não consegue desligar pq além do ritmo, a hsitória e sua resolução nada óbvia tem o poder de te prender até o final. Será que rola beijo? será q serão descobertos? será q fugirão? sera q ele demonstrará algum afeto p aquela menina tão carente??? e ele, supera tudo?
eu gostei...me fez pensar a cada segundo como a gnt precisa realemnte resolver nossas questões p amar....mensagem do filme...mesmo!!!
procurei mais sobre atores, filmes e encontrei seu blog..ótima ficha técnica...
sabem me explicar no final os dois gêmeos? Eu não entendi!
sabem me explicar no final os dois gêmeos? Eu não entendi!
Conviviam em Bodo dois sentimentos predominantes: o amor ─ que sente pelo irmão e que salva a vida de uma desconhecida ─ e a revolta. No final, o “gêmeo” sereno, simbolizando o Bodo amoroso, se livra do “gêmeo” que chora, que representa o Bodo amargurado e revoltado.
Adorei sua análise. Acabei de assistir e vc não se equivocou nem nas sugestões. Parabéns! !!!!
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