
Filmes de época normalmente são românticos, históricos ou épicos. Este é uma inusitada comédia romântica. Na realidade, produzido na década de 1960, era um filme atual tratando com humor de temas atuais. Hoje, é uma obra que “reconstitui” aquela época com requintes de perfeição: arquitetura, aparelhos domésticos, automóveis, roupas, cabelos, maquiagens... e costumes.
Ben foi um excelente aluno. Recém graduado na universidade, retorna a casa paterna onde é recebido com uma festa. Celebram a formatura e seu brilhante futuro. Oprimido por tanta expectativa, ele busca refúgio em seu quarto.
A Sra. Robinson entra como a procura de um banheiro e, após trocarem algumas palavras, insiste para que a leve para casa. Ele reluta, mas com medo de ser indelicado, acaba concordando. E assim, com medo de ser indelicado, a duras penas, vai cedendo aos caprichos dela: acompanha-a até a porta, entra (o marido não está), aceita um drinque... até que, finalmente, ela explicita onde quer chegar: “Se não quiser (dormir comigo) hoje. Pode me ligar para marcar um encontro...” É uma verdadeira aula de assédio sexual!
Tornam-se amantes. Ela é linda, tem o dobro da idade dele e é mãe de Elaine, por quem o rapaz irá se apaixonar. Envolver-se em um triângulo amoroso com mãe e filha não é pouca confusão para um moço tímido e, como o título brasileiro do filme antecipa, virgem.
REFERÊNCIAS
Mike Nichols, quarto vezes indicado ao Oscar como melhor diretor, vencedor com este filme, dirigiu Jogos do Poder em 2007: Tom Hanks é um congressista obscuro e um mulherengo que, com a ajuda da milionária Julia Roberts, consegue fazer com que os USA financiem a resistência Talibã contra a USRR no Afeganistão. Em 1988 fez Uma Secretária de Futuro: Sigourney Weaver rouba a idéia de negócio de sua secretária Melanie Griffith. Mas a chefe quebra a perna e a secretária consegue recuperar sua idéia e ainda conquistar o empresário Harrison Ford, namorado de Sigourney.
Dustin Hoffman, o Ben, foi sete vezes indicado ao Oscar, inclusive por este papel, e duas vezes vencedor. Atuou também em: Tinha Que Ser Você; A Loja Mágica de Brinquedos; Epidemia; Rain Man; Tootsie; Kramer vs Kramer; Perdidos na Noite; etc
Anne Bancroft, a Sra. Robinson, foi cinco vezes indicada ao Oscar, inclusive por este papel, e venceu uma vez. Atuou também em: Até o Limite da Honra; O Dirigível Hindenburg; Nunca Te Vi, Sempre Te Amei; Agnes de Deus; O Homem Elefante; Momento de Decisão; etc.
Katharine Ross, a Elaine, indicada ao Oscar por este papel, também atuou em: Nimitz - De Volta ao Inferno; O Enxame; Os Desalmados; As Esposas de Stepford; Butch Cassidy; etc
QUER MAIS?
7 indicações para o OSCAR 1967: melhor filme, diretor (venceu), roteiro adaptado, ator, atriz, atriz coadjuvante e fotografia.
DIA IDEAL PARA ASSISTIR
Qualquer dia, sem restrições.
POR QUE GOSTEI?
É um filme inteligente, divertido e tem várias cenas antológicas.
SERVIÇO
Para Acompanhar
Além dos clássicos pipoca e refrigerante, recomendo cerveja e Bourbon, que são muito apreciados no filme.
Restrição
Achei meio exagerada a recomendação do filme para maiores de 16 anos. O tema do triângulo amoroso com mãe e filha, embora forte, é tratado com o devido pudor. Considero adequado reclassificá-lo para 13 anos.
Pausa
Um ponto bom para interromper a sessão aproximadamente no meio é ao final da cena em que Ben e a Sra. Robinson se desentendem no quarto do hotel (0:54:49). Na cena seguinte ele será informado de que chegou Elaine, o outro vértice do futuro triângulo amoroso.
Mais Informações
Título original: The Graduate. Produção: 1967. Classificação: 16 anos. Para ver mais acesse o portal da MGM (em Inglês): http://www.mgm.com/title_title.php?title_star=GRADUATE
EM DESTAQUE
Bastidores
No ensaio do primeiro encontro entre Ben e a Sra. Robinson no hotel, Dustin Hoffman resolve pôr a mão no sutiã de Ann Bancroft, desajeitado, mal ela tira a blusa (0:36:06). Não estava no script. O diretor ri e o ator, querendo controlar o próprio riso, dá as costas para a câmera, afasta-se e bate com a cabeça na parede. Mas a atriz não se abala e segue representando como se nada houvesse ocorrido. Ficou parecendo um ato de desespero de Ben. O diretor gostou e resolveu incorporar a sequência ao filme.
Curiosidade
(0:38:30) As latas de cerveja na década de 1960 nos EEUA eram gordas, feitas de lata (folhas de Flandres) e precisavam de uma ferramenta específica para furar a tampa. Essa primeira geração de latas não foi lançada no Brasil. Aqui chegou a segunda: ainda era de folha de Flandres, mas tinha diâmetro menor e já vinha com dispositivo de abrir incorporado.
Mensagem
Sexo e paixão são inconsequentes.
Não foi prudente Ben envolver-se sexualmente com a Sra. Robinson. Vimos o resultado no próprio filme. Quanto a outra inconsequência, é melhor não antecipar para não quebrar o encantamento do final da história.
Tradutor, traidor
(0:26:23) No primeiro encontro com a Sra. Robinson, Ben, inibido para alugar um quarto no hotel, é interpelado pelo concierge:
― Encontro amoroso?
― O quê?
― A festa dos Singleman?
O diálogo nas legendas não faz sentido. Perdem-se os mal-entendidos e a graça. No diálogo original é:
― Are you here for a fair, sir? ― Está aqui para a festa de caridade, senhor?
No caso, “a fair” é “a festa de caridade”, mas Ben entende “affair” com o significado de “encontro amoroso” e se surpreende com a perspicácia do homem.
― The Singleman Party? ― A festa Singleman?
Trata-se de um sobrenome, mas “Single man” significa homem solteiro, propiciando o mal-entendido: ― A festa do homem solteiro?
Detalhes
(0:09:00) Outra época: Ben leva a Sra. Robinson para casa. Quando chegam, ela fica parada esperando ele sair, dar a volta no carro e abrir a porta do carona.
(0:20:55) Sequência antológica: O presente de aniversário de Ben.
(1:09:00) Outra sequência antológica: A revelação à Elaine de que sua mãe era a amante de Ben.
(1:36:47) Ben, pilotando sua baratinha Alfa-Romeo, ultrapassa um Karmann Ghia, como os fabricados no Brasil. Saudosa memória para quem já gostava de automóveis na década de 1960.
(1:41:50) Mais uma sequência antológica: o casamento de Elaine.
― 22 ―
Nenhum comentário:
Postar um comentário