Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A TESTEMUNHA

É um filme policial diferente, a ação desenvolve-se num distrito amish da Filadélfia entre pessoas pacíficas de elevado senso moral e não nas áreas degradadas das metrópoles, em meio a prostitutas e bandidos, como acontece nas obras do gênero.

Os amish são cristãos que recriam o modo de vida rural do século 17, quando a Igreja foi instituída por Jakob Amman (daí o nome). Vivem em comunidades rurais isoladas, vestem-se como antigamente e se privam de confortos modernos como automóvel, telefone e eletricidade. São absolutamente contrários a violência, não possuem armas, nem revidam à agressão física.

O fato de ser ambientado numa comunidade amish deu à produção policial uma inusitada atmosfera de filme de época.

Um garotinho amish, filho de uma jovem viúva, vê um crime. O bandido quer eliminar a testemunha e o policial John Book, protegê-la. A comunidade e a mãe da criança, Rachel, não confiam nele, acreditam que o fato de exercitar a violência legalmente não o torna muito melhor que os bandidos que combate. Acontece que esse “casca grossa” tem um bom coração que mina as resistências contra si, principalmente, as da bela viúva. Para complicar a situação, ela tem um pretendente local ― jovem, forte e másculo ― que goza da preferência de todos, inclusive, de seu pai.

John Book é um homem rude que vai desenvolver vínculos afetivos delicados: a relação paternal com o garoto a quem dá proteção e serve de modelo; e uma crescente, mas contida, atração pela mãe do menino. Seu gênio impulsivo terá de dar lugar à sensibilidade e a considerável dose de paciência.

Rachel é uma jovem viúva que deve ter se casado muito nova. Vai viver seu primeiro amor maduro, e proibido, porque direcionado para um forasteiro.

REFERÊNCIAS

Peter Weir, quatro vezes indicado ao Oscar como melhor diretor, fez O Show de Truman em 1998: Jim Carrey nem imagina que vive desde pequeno numa cidade cenográfica de um reality show em que todos os demais habitantes são atores. Em 1989 dirigiu Sociedade dos Poetas Mortos: Robin Williams é um professor de literatura de um colégio elitista e conservador que incentiva os alunos ao pensamento independente e a aproveitarem o momento. Não dá bom resultado.

Harrison Ford, o John Book, indicado ao Oscar por este papel, protagonizou os filmes da franquia Indiana Jones e fez ainda: Força Aérea Um, Inimigo Íntimo; Sabrina; Perigo Real e Imediato; O Fugitivo; Blade Runner: Guerra nas Estrelas; etc.

Kelly McGillis, a Rachel, também atuou em Acusados, Top Gun – Ases Indomáveis, etc.


QUER MAIS?

8 indicações para o OSCAR 1985 incluindo: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e melhor ator para Harrison Ford. Ganhou dois: roteiro e edição.

DIA IDEAL PARA ASSISTIR

Quando você estiver mais a fim de assistir um romance que um policial.

POR QUE GOSTEI?

É um filme delicado em que o sexo e a violência são mais aguardados que mostrados. Dizem que o melhor da festa é esperar por ela e o mesmo se fala das viagens. Para o amante de cinema a tensão dramática também é mais emocionante que seu desfecho: o envolvimento amoroso é mais saboroso que o ato sexual, assim como a expectativa da morte é mais aterrorizante que ela própria.

SERVIÇO

Para Acompanhar
É um filme rural que combina com comidas caseiras: pães, inclusive pão de queijo, bolos, queijos, manteiga, geléias e compotas. Pipoca é um acepipe bem rural, embora, por praticidade, você deva usar as de microondas. Para beber, o ideal seriam os sucos naturais, principalmente a limonada que desempenha um papel importante no filme (veja Metáfora). Cerveja e vinho são bebidas tradicionais, grosso modo, combinam a rigor, amish não bebe álcool.

Pausa
Para interromper o filme aproximadamente na metade você pode fazê-lo após a dança de Rachel e John Book, ao final da cena em que o pai a admoesta (1:08:55). É bem a transição entre as fases de construção e resolução da história.

Mais Informações
Título original: The Witness. Produção: 1985. Classificação: 12 anos. Para ver a ficha técnica completa etc acesse o portal oficial da Paramount: http://www.paramountbrasil.com.br/nossos_filmes_ficha.asp?idP=111104N&id=3537

EM DESTAQUE

Mensagem
A grande mensagem do filme é: “Nem ao amor tudo é possível.”

Metáfora
Em (1:01:43) Rachel recebe a visita de seu pretendente amish e ele toma a limonada que ela lhe ofereceu. Que comedimento! Em seguida, em (1:02:30), ela oferece uma limonada a John Book. Que volúpia! É uma metáfora para a “sede” que cada homem tem por ela.

Curiosidades
Você conhece a música O Meu chapéu Tem Três Pontas (ou Três Bicos). É uma cantiga popular, o autor orgulha-se de ter um chapéu com três pontas, e não uma, duas ou nenhuma como é usual. Pois ele ficaria humilhado se visse as onze pontas do chapéu de Rachel (0:16:24). Pode conferir.

(1:48:08) Somente para os mais velhos: John Book usa uma Variant alemã semelhante, até na cor, a que foi fabricada no Brasil.

Experiência pessoal
(0:02:24) Os amish são um povo de origem alemã que no Século XVIII imigrou da Suíça para a Pensilvânia nos Estados Unidos onde moram em distritos rurais. Não adotaram o automóvel, andam em carros de tração animal com quatro rodas como vemos no filme.
Aqui no Brasil a charrete de duas rodas é mais comum. Mas fui criado em Nova Odessa, no interior de São Paulo, que na época também era um lugarejo rural. Não havia automóveis, cresci vendo a comunidade letã, imigrada da Letônia, passeando em carroças de quatro rodas que as pessoas chamavam de trolley.

Detalhes
(1:12:07) Na hora de levantar a primeira estrutura do celeiro, tem onze trabalhadores fazendo força de um lado e apenas seis do outro. Acho que todos os figurantes queriam ficar ao lado do Harrison Ford.

(1:17:57) Os amish acabam de construir o celeiro em mutirão usando apenas a força de seus braços e ferramentas rudimentares de carpintaria. O entardecer está lindo, é rosa-violáceo. Quando as pessoas voltam para suas casas, a pé ou em carroças, um avião risca o céu. Que falha!
Não, eu é que me deixei enganar. Aquele modo antigo de viver fez-me esquecer que a ação do filme se passa no tempo atual. Os amish privam-se de modernidades, mas elas continuam existindo ao redor e acima da comunidade.

A conferir
Sabe quando você vê o que a pessoa está sentindo, sem que ela precise lhe contar? Assim é neste filme, os momentos mais significativos têm pouco ou nenhum diálogo. É pura emoção:

(0:12:40) Presenciando a cena do crime; (0:27:40) O testemunho; (0:30:48) Cara a cara com o assassino; (0:41:38) Primeiro gesto íntimo entre John Book e Rachel; (1:01:43) A visita do pretendente amish (o outro vértice do triângulo amoroso); (1:05:00) A primeira dança; (1:15:50) A única manifestação pública dos sentimentos de Rachel, ela serve a mesa e todos notam quem foi servido primeiro; (1:18:08) Uma das sequências mais comoventes do filme, ela se oferece, segura do sentimento de ambos e ele não acha correto aceitar; (1:24:30) Todos, inclusive o espectador, perdem suas ilusões, John Book não é, e, por mais que se esforce, nunca será um amish; (1:26:56) Sinais inequívocos de despedida; (1:29:14) A decisão; (1:30:56) O ajuste de contas.

Tudo sem bla-bla-blá.

― 6 ―

Nenhum comentário: