Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

POSSUÍDOS

Filme policial de suspense e sobrenatural. É uma luta do bem contra o mal. Até aí, nada de mais. Mas a batalha é desigual, do lado do bem lutam pessoas normais e o mal é ajudado do além ou ele próprio é sobrenatural. Normalmente dá-se o oposto, super-heróis contam com poderes extraordinários para derrotar os bandidos e exorcistas enfrentam demônios com o auxílio de Deus.

O detetive John Robbes acompanha a execução na câmara de gás de um criminoso serial que ele prendeu. O sujeito grita coisas numa língua incompreensível e mantém uma atitude desafiadora até o último momento, o que é incomum. Depois de sua morte, assassinatos continuam acontecendo nos mesmos moldes. Teria sido executado o homem errado ou algum psicopata, admirador dele, estaria copiando fielmente seu estilo?

Coisas estranhas acontecem: pessoas amigas e desconhecidas, de repente, fazem ameaças ao detetive e, no minuto seguinte, retomam o comportamento afável ou indiferente que tinham antes.

Seguindo pistas deixadas nos locais dos crimes o detetive chega a uma professora de teologia que irá ajudá-lo a formar uma idéia do que possa estar acontecendo. Ela é uma pessoa solitária. Mantém-se propositalmente só. Não quer condenar seus entes queridos à punição que teme receber, caso desvende os mistérios que estuda. John Robbes tem família e, no entanto, vai continuar investigando, aconteça o que acontecer.

REFERÊNCIAS

Gregory Hoblit dirigiu As Duas faces de Um Crime em 1996: Um arcebispo é brutalmente assassinado. O jovem Edward Norton é preso ainda coberto de sangue. E o vaidoso advogado Richard Gere se propõe a defender esse réu intrigante que não se sabe se é algoz ou vítima. Em 2006 fez Um Golpe de Mestre: Anthony Hopkins matou com um tiro na cabeça a esposa que o traiu. Foi preso. E solto porque o promotor não conseguiu provar. Mas a disputa entre os dois continua.

Denzel Wahington, o ator que interpreta o detetive John Robbes, fez: O Gângster, Déjà Vu, O Plano Perfeito, Sob o Domínio do Mal; Dia de Treinamento; O Colecionador de Ossos; Nova York Sitiada; Possuídos; Filadélfia; etc.

DIA IDEAL PARA ASSISTIR

Sabe aquele dia em que a tevê exibe ótimos filmes que você está enjoado de assistir. Quando gostaria de ver uma história de suspense, mas só lhe vem à cabeça O Silêncio dos Inocentes que já viu várias vezes. Vai gostar de assistir Possuídos.

POR QUE GOSTEI?

Não é imperdível. É apenas um suspense equilibrado, nem exageradamente cerebral, difícil de entender, nem dá sustos a todo o instante. A idéia é original e a trama prende a atenção, quando você se dá conta, o filme já está no final.

SERVIÇO

Para Acompanhar
Esse é bem cinema entretenimento, nada melhor para acompanhar que pipoca e refrigerante.

Restrição
Achei meio exagerada a recomendação do filme para maiores de 16 anos. Embora apareçam cadáveres e a trama suscite medo, não há cenas de sexo nem violência explícitos. Sendo conservador, consideraria adequado reclassificá-lo para 13 anos.

Pausa
Um ponto bom para interromper a sessão aproximadamente no meio é quando o detetive John Hobbes sai da delegacia às pressas perseguindo várias pessoas com comportamento estranho. Quando retorna, pergunta a um colega porque cantou determinada canção. Ele nega que a tenha cantado (1:02:05). Depois vem uma longa cena de explicação de fenômenos sobrenaturais para John Hobbes e, evidentemente, também para o espectador.

Mais Informações
Título original: Fallen. Produção: 1988. Classificação: 16 anos. Para ver mais acesse o portal oficial da Warner Bros. (em inglês): http://www.warnerbros.com/?page=movies/#/page=movies&pid=f-f26c95d1/FALLEN&asset=058151/Fallen_-_Trailer_1R_Rev&type=video/

EM DESTAQUE

Curiosidade
Não é politicamente correto associar características negativas a minorias para não reforçar preconceitos. Mas o princípio não foi totalmente observado no filme. O policial John Robbes, que encarna o bem, é afrodescendente; mas, em contrapartida, a associação de canhoto com maligno é exaustivamente explorada. Por exemplo, na cena em (0:16:26) o assassino come com a mão esquerda e, para o espectador não pensar que se trata de etiqueta, a seguir, ele também escova os dentes com a canhota.

Mensagem
Não é bem uma mensagem, é apenas um pensamento cínico que o filme suscitou: Se der certo é coragem, senão, é imprudência.

Detalhe
Depois de assistir Possuídos até o final reveja dois trechos: no minuto inicial do filme preste atenção na cuidadosa escolha de palavras que irão fazer todo sentido para o desfecho; e 4 segundos em (0:44:29) mais meio minuto iniciando em (0:56:02) antecipam a derradeira solução. São aquelas sequências que expõem o que, no momento, ainda não estamos preparados para captar.

― 7 ―

Nenhum comentário: