Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

QUERO SER GRANDE

É uma comédia infantil. Boa para assistir em companhia de crianças. É divertida para os adultos e, dos 8 aos 12 anos, os pequenos adoram. Meu filho, que acaba de fazer onze anos, não parece ter perfil para apreciar história tão delicada: é um garoto que gosta de bola, brincar de luta e ver filmes de terror. Um dia, de tanto ele insistir, fomos ver A Órfã no cinema. Devia ser realmente assustador, porque era proibido até 18 anos e fomos barrados. Por mais que eu me prontificasse a assinar um termo de responsabilidade, não houve jeito, voltamos para casa. Sugeri assistirmos o Quero Ser Grande que eu comprara na Internet e tinha acabado de chegar pelo correio. Ele negaceou, mas acabou aceitando a contragosto. No meio da sessão deu o braço a torcer: “Bem legal este filme! Estou gostando.” E repetiu o elogio, mais adiante.

Inconsolado com as limitações da infância, o pré-adolescente Joshua faz um pedido para o mago Zoltar, que mora numa velha máquina de um parque de diversões: “Quero ser grande”. Acendem-se luzes coloridas e, depois de algum suspense, sai impresso um cartão comunicando que o pedido será atendido. Ao se afastar, o garoto vê que a tomada do equipamento está pousada no chão, desconectada.

Na manhã seguinte acorda normalmente infantil, porém, num corpo de 30 anos. Ninguém o reconhece. Sua mãe, apavorada, expulsa-o de casa como invasor. Apenas seu melhor amigo, a muito custo, consegue identificá-lo e lhe dá apoio.

A família de Joshua mora nos subúrbios de Nova York. Seu amigo o aconselha a ir para cidade, encontrar a máquina de Zoltar, desfazer a magia e voltar logo para casa. Mas encontrar a tal máquina não vai ser tão fácil quanto eles pensavam. Para se manter na cidade, e continuar procurando, Joshua arranja um emprego numa fábrica de brinquedos, uma espécie de auxiliar de escritório que digita relatórios no computador. Lá, vocês verão como, tem a chance de trabalhar no desenvolvimento de novos produtos. Sendo realmente criança, suas idéias infantis fazem sucesso na empresa. Consideram-no um adulto jovial que tem a preciosa habilidade de entender a cabeça dos infantes.

Sua ascensão profissional é meteórica e desperta admiração, rivalidade e o interesse das mulheres, que ele está totalmente despreparado para enfrentar.

Mas, à medida que se adapta ao mundo adulto, de horários e compromissos, vai perdendo a infantilidade, razão de seu sucesso. E sente muita saudade de casa.

REFERÊNCIAS

Penny Marshall dirigiu Tempo de Despertar em 1990: Um neurologista (Robin Williams) consegue "despertar" um enfermo catatônico há anos (Robert De Niro). O novo tratamento é disseminado no hospital. "Acordar" depois de décadas "dormindo" mostra-se animador e também perturbador para os pacientes e suas famílias. Infelizmente, a melhora é temporária: o primeiro paciente começa a regredir.

Tom Hanks, o ator que interpreta o Joshua grande, foi indicado ao Oscar por este papel, em O Resgate do Soldado Ryan e Náufrago e ganhou a estatueta duas vezes, com Philadelphia e Forest Gump. Também atuou em: O Código Da Vinci e Anjos e Demônios; Jogos do Poder; O Terminal; Estrada para Perdição; Sinfonia de Amor; A Fogueira das Vaidades; etc.

QUER MAIS?

O filme recebeu duas indicações para o OSCAR 1988 (sem vencer nenhum): melhor ator e melhor roteiro original.

DIA IDEAL PARA ASSISTIR

Quando quiser ver um filme com as crianças, assista Forest Gump. Mas se, por alguma razão, não puder ou não quiser, uma ótima opção é Quero Ser Grande.

POR QUE GOSTEI?

Principalmente porque é uma fantasia divertida. Também acho educativo para as crianças, que vêem temas importantes ― como o desejo de ser grande, o custo de ser adulto e a sexualidade adolescente ― abordados de um jeito leve.

SERVIÇO

Para Acompanhar
É uma história jovem. Aparece um único coquetel da empresa com produtos sofisticados como caviar, no mais, são cenas de café da manhã em casa ou refeições leves em lanchonetes e parques de diversão. É filme para pipoca e refrigerante.

Pausa
Para interromper o filme aproximadamente na metade você pode fazê-lo após a cena em que Joshua e a namorada se beijam no apartamento em (1:14:00). É bem a transição da maturidade da história para sua resolução.


Mais Informações
Título original: Big. Produção: 1988. Classificação: Livre. Para ver o portal oficial da Fox: http://www.foxfilm.com.br/. E utilize o mecanismo de busca com Quero Ser Grande.

EM DESTAQUE

Falha
(1:09:10) Joshua fala para namorada que ela está com a boca suja de mostarda. Ela passa a língua no canto da boca e depois a mão desnuda. Por um momento, o rosto da moça aparece em close. Mas quando suas mãos voltam a ficar visíveis, estão vestidas com luvas de couro marrom.

Mensagem
A mensagem geral do filme é para que as crianças não queiram queimar etapas na vida:
Toda fase da vida tem suas delícias e dificuldades.

Ontem estava assistindo um programa científico na tevê mostrando nossa predisposição para acreditar naquilo que queremos que seja verdade. É assim que os políticos nos enganam: eles dizem o que gostaríamos que fosse verdade e nós lhes damos ouvidos.
Joshua conta para namorada que é uma criança, mas, compreensivelmente, ela não ouve (1:23:46). A mensagem aí é corolário, o outro lado da moeda, do que apontou o programa de tevê:
Temos a maior dificuldade em ouvir o que não acreditamos ou não queremos que seja verdade.

Tradutor, traidor!
(1:14:25) Joshua e a namorada jantam na casa de amigos. Na dublagem em português, o anfitrião pergunta se “viram aquele documentário sobre o Columbia” e acrescenta “eu não sabia, mas ele tinha uma quarta aeronave”. Joshua completa “É, o Santa Cristina”. Como se conversassem sobre o ônibus espacial Columbia. Mas, o que seria a quarta aeronave de um ônibus espacial? Não faz sentido. Na realidade, eles conversam sobre Colombo, o descobridor da América: em uma das expedições, além dos conhecidos Santa Maria, Pinta e Nina, haveria na esquadra um quarto navio chamado Santa Cristina. Na versão legendada, a tradução está correta.

O Rito de Passagem
Como já disse, à medida que Joshua se adapta ao mundo adulto, vai perdendo a infantilidade, razão de seu sucesso. A transição é simbolizada por sua primeira relação sexual, que não é mostrada explicitamente, mas subentendida (1:12:33). A partir deste momento, começam as concessões ao mundo adulto. Vai trabalhar de paletó e gravata. Adota o terno nos compromissos sociais, frequenta jantares e trabalha com relatórios e computador em vez de testar os brinquedos, brincando.

Curiosidade
(00:00:49) Logo no início do filme, antes do final dos créditos, as crianças vão ver como eram primitivos os jogos de computador em 1988.

Detalhes
(0:57:44) Joshua tira os sapatos para subir na cama elástica. Suas meias brancas estão sujas, sem motivo. Possivelmente, ao fazer a cena, a cama elástica sujou as solas das meias. Mas, por alguma razão, a filmagem foi refeita. Quando os sapatos foram novamente retirados as meias estavam sujas e ninguém percebeu o detalhe.

(1:08:52) Ele e a futura namorada gritam andando de montanha russa. Repare que Joshua está usando quase tanto batom quanto ela.

― 8 ―

Nenhum comentário: