Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

IMPÉRIO DO SOL

A China tornou-se comunista apenas em 1949. A década de 1930 foi o auge do capitalismo em Xangai. Seu porto era o principal entroncamento do comércio entre o Oriente e o Ocidente e a elite econômica da cidade tinha mais de 30 mil europeus e americanos. Quando, em 1937, o Japão invade grande parte do território chinês, inclusive Xangai, o setor estrangeiro da cidade não é molestado. O restante da cidade padece os horrores da guerra, mas lá a vida segue prazerosa e os negócios, lucrativos.

A história do filme começa em 1941, pouco antes de o Japão, finalmente, invadir o setor estrangeiro de Xangai (no mesmo dia em que bombardeou Pearl Harbor). No caos que se estabelece, Jim, um menino britânico, se perde dos pais.

Filmes de guerra, normalmente, narram dramas militares. Porém, quem mais sofre são os civis que perdem casas, famílias e meios de sobrevivência e ficam a mercê do tratamento cruel dos invasores. Império do Sol conta a tragédia do menino rico e mimado que, de uma hora para outra, teve de aprender a sobreviver por conta própria no ambiente escabroso da guerra.

Trata-se de uma história verídica. Como o roteiro é baseado no livro que o garoto escreveu depois de adulto, a gente fica sabendo de antemão que ele vai sobreviver. E quem assistir ao filme verá que foi duro, mas, não de todo ruim.

REFERÊNCIAS

Steven Spielberg, indicado 17 vezes ao Oscar, ganhou quatro estatuetas, sendo duas como melhor diretor. Em 1982 dirigiu E. T. – O Extraterreste, em que um jovem alienígena é abandonado na Terra. Em 1993 fez A Lista de Schindler: história verídica de um industrial alemão (Liam Neeson) que se arrisca para salvar seus operários judeus do regime nazista.

Christian Bale, que interpreta o menino Jim, ganhou um Oscar de melhor ator coadjuvante. Atuou em: Batman  O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), O Cavaleiro das Trevas (2008) e Begins (2005) ; Flores do Oriente (2011); O Vencedor (2010); Psicopata Americano (2000); etc.

John Malkovich, que interpreta o marginal que é o grande “tutor” de sobrevivência de Jim, foi duas vezes indicado ao Oscar como ator coadjuvante, mas não ganhou o prêmio.  Atuou em: Secretariat – Uma História Impossível (2010); Depois de Partir (2008); O Homem da Máscara de Ferro (1998)Ligações Perigosas (1998)Com Air – A Rota de Fuga (1997); etc.

QUER MAIS?

Indicado ao Oscar em 6 categorias: melhores edição, fotografia, direção de arte, figurino, som e música original.

Mais Informações
Título original: Empire of the Sun. Produção: 1987. Classificação: Livre. Veja o trailer, em inglês, no site da Warner Bros em: http://www.warnerbros.com/movies/home-entertainment/empire-of-the-sun/b18e649c-e44d-47b6-a616-a7c68e1b3db3.html

― 94 ―

Nenhum comentário: