Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

CISNE NEGRO

Dificilmente aprecio filmes de terror. Todavia, recomendo este suspense psicológico, um quase terror em que acontecimentos apavorantes são provocados pela mente adoecida de uma bailarina e não pelo sobrenatural.

Além da pressão do ambiente extremamente competitivo da companhia de balé e da exigência de seu próprio perfeccionismo, Nina ainda tem que suportar a pesada carga emocional que a mãe coloca sobre ela. A mãe também foi bailarina e teve a carreira interrompida pelo nascimento de Nina. Ela exige da filha todo o sucesso que imagina que conseguiria se não tivesse engravidado.

Quando o diretor artístico da companhia decide encenar O Lago dos Cisnes com nova protagonista, surge a oportunidade que Nina esperava para se tornar primeira bailarina. Entretanto, faz-se necessário interpretar igualmente bem os cisnes branco e negro, que representam a pureza e a sordidez humanas. Nina é uma bailarina excepcional, mas o próprio autocontrole que lhe propicia a excelência técnica, não lhe permite expressar os sentimentos impuros que a interpretação do Cisne Negro exige. Liberar seu lado negro, vai lhe custar a sanidade mental.

O filme requer atenção para se discernir o real do imaginário, pois ao espectador é apresentado ora o que Nina alucina, ora o que realmente se passa, sem explicação.

REFERÊNCIAS

Darren Aronofsky foi indicado ao Oscar de melhor diretor por este filme. Em 2008 dirigiu O Lutador: Após sofrer um enfarte e ser proibido pelos médicos de voltar a lutar, Randy "Carneiro" Robinson (Mickey Rourke) acaba aceitando uma revanche importante. Ele tem uma namorada stripper (Marisa Tomei) que o ajuda a se reaproximar da filha que há muito abandonara (Evan Rachel Wood). Em 1998 fez Pi: Max (Sean Gullette) é um jovem gênio que, estudando o número Pi, descobre mistérios que o tornam cobiçado tanto por Wall Street quanto por uma seita esotérica.

Natalie Portman, que interpreta Nina, ganhou o Oscar de melhor atriz por esse papel e foi indicada uma vez como melhor atriz coadjuvante. Atuou em: Thor - O Mundo Sombrio (2013); Thor (2011); Sexo Sem Compromisso (2011); Star Wars - Episódio III - A Vingança  dos  Sith (2005); V de Vingança (2005); etc.

Vincent Cassel, o diretor artístico da companhia de balé, atuou em: O Monge (2011); À Deriva (2009); Inimigos Públicos n1 - Partes 1 e 2 (2008); Senhores do Crime (2007); Irreversível (2002); O Ódio (1995); etc.

QUER MAIS?

Indicado ao Oscar em 5 categorias, inclusive melhor filme e melhor direção, ganhou o prêmio de melhor atriz.

Mais Informações
Título original: Black Swan. Produção: 2010. Classificação: 16 anos. Veja o trailer, em inglês, no site oficial do filme: http://www.foxsearchlight.com/blackswan/

― 93 ―

Nenhum comentário: