Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

terça-feira, 23 de julho de 2013

PULP FICTION - TEMPO DE VIOLÊNCIA

Pulp Fiction é um gênero de revista ou livro que se caracteriza por forma mal acabada e conteúdo lúgubre. O filme Pulp Fiction é uma obra sofisticada que parodia a forma e o conteúdo do gênero em que se inspira.

A trama tem assalto, assassinato, tortura, estupro, tráfico e consumo de drogas, tudo explícito e abundante. Não fosse bem humorada, seria de revirar o estômago. Por paradoxal que seja, nem provoca fortes emoções, apenas sorrisos.

São várias histórias interconectadas. O capanga Vincent Vega, por exemplo, ora é designado para o trabalho pesado de ajustar contas com outros criminosos, ora para a função delicada de entreter na medida exata a linda mulher do chefe, sujeito violento, irascível, que não admitiria que ela se entediasse, nem que se encantasse além da conta.

Duas cenas são antológicas: a dancinha com a jovem esposa do chefe que Vincent Vega é forçado a aceitar e o atendimento que lhe presta quando, no final da noite, ela passa mal.

REFERÊNCIAS

Quentin Tarantino , indicado 5 vezes ao Oscar, duas como melhor diretor, ganhou dois prêmios de melhor roteirista. Em 2012 dirigiu Django Livre: Assistente de um caçador de recompensas (Christoph Waltz), o alforriado Django (Jamie Foxx) procura resgatar sua mulher, escrava de um fazendeiro brutal (Leonardo DiCaprio). Também fez Kill Bill - Volumes 1 e 2 (2003 e 2004): Após acordar do coma, uma assassina de aluguel (Uma Thurman) extermina, um a um, todos que conspiraram por sua morte. Ela fora baleada no dia de seu casamento, grávida, vestida de noiva, no interior da igreja.

John Travolta, o capanga Vincent Vega, foi em duas oportunidades indicado ao Oscar de melhor ator, uma por esse papel. Atuou ainda em: Hairspray - Em Busca da Fama; Brigada 49; A Filha do General; A Outra Face; Grease - Nos tempos da Brilhantina; Os Embalos de Sábado à Noite; etc.

Uma Thurman, a mulher do chefe, foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por esse papel. Atuou ainda em: Terapia do Amor; Kill Bill (volumes 1 e 2); O Pagamento; Gattaca - Experiência Genética; Batman & Robin; etc.

QUER MAIS?
Indicado ao Oscar em 7 categorias, inclusive melhores filme e direção, levou a  estatueta de melhor roteiro original.

Mais Informações
Título original: Pulp Fiction. Produção: 1994. Classificação: 18 anos. Veja o site oficial do filme, em inglês, com trailer em http://www.miramax.com/movie/pulp-fiction
― 77 ―

Nenhum comentário: