Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

LAWRENCE DA ARÁBIA

O gênero épico saiu de moda, mas vale a pena ver seus dois mais belos representantes, o bíblico Bem-Hur, que já recomendei, e esse histórico Lawrence da Arábia.

O filme conta a saga de Lawrence, um tenente do exército imperial britânico enviado como observador militar ao norte da África durante a Primeira Guerra Mundial. Além de dominar o idioma árabe, o sujeito era excêntrico, inteligente e insanamente corajoso.

Distante do exército britânico, Lawrence obedecia a sua paixão. Ele idealizava um Estado árabe independente que unificasse as diversas tribos do deserto que, sob a autoridade do Império Otomano, se hostilizavam. Para tal, manchou as mãos de sangue, tornou-se líder, herói e mito.

Como o filme tira proveito de imagens belíssimas do deserto, recomendo assisti-lo em alta definição e tela grande. Eu, que possuía um DVD com a cópia restaurada em 1988, comprei a edição em Blu-Ray com a nova restauração de 2012. Fantástica! Aviso: O filme é da década de 1960 e, portanto, não espere ação em ritmo frenético.

REFERÊNCIAS

David Lean foi 11 vezes indicado ao Oscar, sendo 7 como melhor diretor e venceu nessa categoria em duas oportunidades. Em 1957 dirigiu A Ponte do Rio Kwai: Para manter elevado o moral da tropa, prisioneira dos japoneses, um coronel britânico (Alec Guinness) comanda a construção de uma ponte que o exército aliado, o seu próprio, está determinado a destruir. Em 1965 fez Doutor Jivago: a Revolução russa é contada através da história do médico (Omar Sharif) que se casa com a aristocrata Tonya (Geraldine Chaplin), mas se apaixona, para toda a vida, da enfermeira Lara (Julie Christie).

Peter O'Toole, que interpreta Lawrence, foi 8 vezes indicado ao premio de melhor ator, mas ganhou da Academia apenas um prêmio honorário. Atuou em: Becket, O Favorito do Rei; O Leão no Inverno; Adeus, Mr. Chips; A Classe Governante; O Substituto; Um Cara Muito Baratinado; Vênus; etc.

Omar Sharif, que interpreta o xerife beduíno Ali, foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante por esse papel. Atuou em: Doutor Jivago; A Noite dos Generais; Funny Girl - A Garota Genial; O Ouro de Mackenna; O Último Refúgio; Sementes de Tamarindo; Mar de Fogo; etc.

QUER MAIS?
Indicado ao Oscar em 10 categorias, ganhou em 7, incluindo melhores filme e diretor.

Mais Informações
Título original: Lawrence of Arabia. Produção: 1962. Classificação: 14 anos. Veja o portal oficial do filme, em inglês, com trailer, em http://www.sonypictures.com/movies/lawrenceofarabiarestoredversion/
― 78 ―

Nenhum comentário: