Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

BEN-HUR

É um épico bíblico. O gênero saiu completamente de moda, mas se você quer conhecê-lo ou revisitá-lo, Ben-Hur é o melhor e mais belo representante.

No início da era cristã, Ben-Hur e Messala foram amigos de infância na Judéia. Eram como irmãos. O primeiro cresce príncipe em sua terra e um rico mercador. O segundo vai-se embora aos 14 anos e retorna adulto para assumir o comando da guarnição local do exército imperial. Os amigos se reencontram ávidos por retomar a velha amizade, mas suas posições são irreconciliáveis: um deseja a libertação e o outro a submissão do país ao Império Romano. Por estratégia política, Messala aproveita um incidente para condenar Ben-Hur às galés e sua família à prisão.

Com ajuda divina ou do acaso, Ben-Hur é liberto das galés e torna-se um importante cidadão romano. Volta para a Judéia para procurar a mãe e a irmã e para se vingar de Messala. A oportunidade de vingança surge em uma corrida de quadrigas (carro leve puxado por quatro cavalos) retratada em célebre e espetacular sequência cinematográfica.

Quando Jesus é condenado à morte, toda a cidade vai assistir sua via-crúcis. Ben-Hur, que está revoltado pelo fim cruel a que sua mãe e irmã foram condenadas, vê Cristo no calvário pedir por seus algozes: Pai perdoai-os porque eles não sabem o que fazem. É, para Ben-Hur, uma experiência transformadora.

REFERÊNCIAS

Willian Wyler foi 12 vezes indicado ao Oscar de melhor diretor e obteve três estatuetas. Em 1958 fez Funny Girl - A Garota Genial que conta a vida da comediante Fannie Brice (Barbra Streisand), da infância pobre ao estrelato nos musicais da Broadway. Em 1953 dirigiu A Princesa e o Plebeu: Visitando Roma, uma princesa (Audrey Hepburn) resolve passear anonimamente e se envolve com um jornalista (Gregory Peck).

Charlton Heston, o Ben-Hur, ganhou dois Oscar, um especial, de cunho humanitário, e o outro como ator por seu trabalho neste filme. Também atuou no primeiro filme da série O Planeta dos Macacos; em Os Dez Mandamentos; A Marca da Maldade; Aeroporto 1975; O Senhor da Guerra; etc.

Stephen Boyd, o Messala, atuou também em: Viagem Fantástica; A Queda do Império Romano; A Mais Querida do Mundo; Gengis Khan; Sob o Signo do Sexo; etc.

QUER MAIS?
Indicado ao Oscar em 12 categorias, ganhou em 11, incluindo melhores filme, diretor, ator e ator coadjuvante.

Mais Informações
Título original: Ben-Hur. Produção: 1959. Classificação: 12 anos. Veja o portal oficial do filme, em inglês, com trailer, em http://www.benhurmovie.com/
― 71 ―

Nenhum comentário: