Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

sábado, 20 de abril de 2013

VELUDO AZUL

Aprendi na infância que se pode pecar por “pensamentos, palavras e obras”. Discordo. É preciso ser santo para somente pensar em coisas puras, o que diferencia a pessoa virtuosa da viciosa são suas palavras e obras, exclusivamente.

Andando pelo campo, o estudante universitário Jeffrey Beaumont encontra uma orelha humana decepada caída ao chão. O bom rapaz fica intrigado com o mistério, o que é normal. Mas ao tomar conhecimento de uma informação importante da investigação policial, sua curiosidade, reforçada pela possibilidade de ser saciada, passa do pensamento à ação, onde mora o pecado.

No curso das investigações que faz por conta própria, Jeffrey se encanta por duas mulheres antípodas: Sandy Williams, a colegial filha do detetive responsável pelo caso e a cantora de boate Dorothy Valens, um dos  suspeitos. A Primeira o cativa pela inocência e o apoio que lhe da e a outra pela sordidez e o apoio que lhe pede.

Jeffrey e Sandy não estão preparados para entrar no mundo pervertido e violento de Dorothy e, obviamente, sofrem. E o espectador, que se identifica com eles, sofre junto. O filme é perturbador.

REFERÊNCIAS

David Lynch foi três vezes indicado ao Oscar de melhor diretor, inclusive por este filme, sem jamais vencer. Em 2001 fez A Cidade dos Sonhos: Uma candidata à atriz (Naomi Watts) divide apartamento em Los Angeles com uma desmemoriada (Laura Harring). Em 1980 dirigiu O Homem Elefante: um homem (John Hurt), com uma deformidade que o torna repulsivo, é vítima de tormentos e preconceitos e amparado por um médico eminente (Anthony Hopkins).

Kyle MacLachlan, o Jeffrey Beaumont, também atuou em: Twin Peaks; The Doors; Paz, Amor e Muito Mais; Miranda; Por Uma Noite Apenas; etc.

Isabella Rossellini, a cantora Dorothy Valens, atuou ainda em: A Morte Lhe Cai Bem; Sem Medo de Viver; Roger Dodger; Amantes; Amor e Dor; etc.

QUER MAIS?

Indicado ao Golden Globe como melhor filme, além da indicação ao Oscar de melhor diretor para David Lynch.

Mais Informações
Título original: Blue Velvet. Produção: 1986. Classificação: 16 anos. Veja o portal oficial do filme, em inglês, com trailer, em http://www.mgm.com/#/our-titles/221/Blue-Velvet
― 70 ―

Nenhum comentário: