Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

LONGE DO PARAÍSO

Histórias de barbaridades cometidas na Pré-História ou na Idade Média não são tão chocantes porque o distanciamento temporal e civilizatório dificulta a identificação pessoal do espectador com vítimas ou algozes. Não é o caso desse filme que se passa na década de 1950, nos Estados Unidos, com pessoas semelhantes a nós, mas que, antes da revolução sexual, antes dos movimentos de liberação das mulheres e de respeito às minorias e antes da universalização dos conceitos psicanalíticos sofriam a violência dos preconceitos com pungente despreparo emocional. São dramas atuais vividos em sua forma mais crua.

O filme é lindo, as mulheres se vestem com cores de Almodóvar e estão frequentemente emolduradas por deslumbrantes paisagens outonais da Nova Inglaterra. O ambiente sugere estar-se no paraíso, mas o drama humano justifica o título da obra.

Cathy Whitaker tem um marido bonitão e de sucesso profissional, dois filhos adoráveis, casa confortável, automóvel de luxo, roupas lindas e promove concorridos eventos sociais, enfim, leva uma vida de causar inveja às amigas. Tudo parece correr às mil maravilhas até que o marido começa a chegar tarde em casa e, quando ela o procura na cama, está sempre cansado demais para corresponder. Arrumou uma amante? Antes o problema fosse esse.

Mulher e marido tentam honestamente e arduamente reconquistar a harmonia familiar, mas os obstáculos parecem intransponíveis. Ela, não se sentindo à vontade para se abrir com as amigas, busca acolhimento onde lhe é oferecido e, inocentemente, começa a trilhar um caminho socialmente repudiado onde sofrerá pressões externas e de foro íntimo.

REFERÊNCIAS

Todd Haynes dirigiu em 2007 Não Estou Lá (achei entediante) sobre a vida de Bob Dylan. Em 1988 fez Velvet Goldmine que conta a história de um jornalista que investiga um ídolo de roque da década de 1970.

Julianne Moore, a esposa Cathy Whitaker, quatro vezes indicada ao Oscar, ainda não ganhou o prêmio. Atuou em: Amor a Toda Prova; Minhas Mães e Meu Pai; Identidade Paranormal II; O Preço da Traição; Direito de Amar, Ensaio Sobre a Cegueira, etc.

Dennis Quaid, o marido Frank Whitaker, atuou em: O Dia Depois de Amanhã; Ponto de Vista; Alta Frequência; Pandorum; G.I. Joe - A Origem de Cobra, etc.

QUER MAIS?

4 indicações para o OSCAR 2002: melhores roteiro original, atriz, fotografia e música. Não foi premiado.

Mais Informações
Título original: Far From Heaven. Produção: 2002. Classificação: 14 anos. Veja o portal oficial do filme, em inglês, com trailer em http://focusfeatures.com/far_from_heaven.

― 58 ―

Nenhum comentário: