Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

LIGAÇÕES PERIGOSAS

A arte nos faz entender a realidade alterando-a convenientemente, ora ordenando em sequência lógica fatos que ocorrem desordenados, ora eliminando acontecimentos supérfluos que camuflem o essencial, ora exagerando o que se quer realçar.

Você deve conhecer pessoas que gostam de brincar com os sentimentos alheios e que parecem se divertir com o sofrimento que causam. O que as inebria é o poder de fazê-lo. Este filme leva esse aspecto do caráter humano ao extremo para mostrar o quanto uma pessoa perversa pode infringir dor a outras e a si própria.

A história se passa no século XVIII. A Marquesa de Merteuil quer que seu amigo Visconde de Valmont, um conquistador que se gaba de ser irresistível, seduza a noivinha casta de um desafeto para saborear sua decepção ao descobrir na noite de núpcias que a noiva fora deflorada. Mas o Visconde de Valmont considera seduzir uma jovem inocente um desafio muito aquém de seus talentos, ele se propõe a levar para cama, nada mais, nada menos, do que a mulher casada mais religiosa e virtuosa de toda a nobreza francesa. E que, além de tudo, é belíssima.

No passado, o Visconde de Valmont teve um caso com a viúva Marquesa de Merteuil. Aproveitando-se do fato de que ele ainda a deseja, insidiosamente, ela termina por se oferecer como prêmio em troca da dupla proeza, seduzir a jovem casta que interessa à sua vingança e a esposa virtuosa que interessa à vaidade dele. O premio será entregue apenas depois de ambas as tarefas estarem comprovadamente realizadas. Nestes termos, ele aceita o desafio. E as consequências serão terríveis.

REFERÊNCIAS

Stephen Frears foi duas vezes indicado ao Oscar de melhor diretor, mas não ganhou o prêmio. Dirigiu A Rainha em 2008 que conta o impacto da morte da Lady Diana na família real, no governo e sociedade ingleses. Em 2002 fez Coisas Belas e Sujas que aborda o comércio ilegal de órgãos humanos.

Glenn Close, a Marquesa de Merteuil, foi seis vezes indicada ao Oscar, sendo três como atriz principal e três como coadjuvante, mas não ganhou o prêmio. Atuou em: Albert Nobbs; 101 Dálmatas; 102 Dálmatas; Força Aérea Um; A Casa dos Espíritos, Atração Fatal, etc.

John Malkovich, o Visconde de Valmont, foi duas vezes indicado ao Oscar como ator coadjuvante, mas não ganhou o prêmio.  Atuou em: Linhas de Wellington; Drunkboat; Secretariat – Uma História Impossível; Depois de Partir; O Homem da Máscara de Ferro; Com Air – A Rota de Fuga, etc.

QUER MAIS?

8 indicações para o OSCAR 1988: melhores filme, roteiro adaptado*, atriz principal, atriz coadjuvante, música original,  direção de arte*, figurino*. Foi premiado nas três categorias assinaladas com asterisco.

Mais Informações
Título original: Dangerous Liaisons. Produção: 1988. Classificação: 18 anos. Veja o portal oficial do filme, em inglês, com trailer em http://www.warnerbros.com/movies/home-entertainment/dangerous-liaisons/b594f332-a347-455e-a045-9a9d2ffb9ddc.html.

― 59 ―

Nenhum comentário: