Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

terça-feira, 4 de maio de 2010

FORREST GUMP – O Contador de Histórias

Forrest Gump sofre de ligeiro retardo mental que o impede de complicar as coisas simples da vida como as pessoas normais ou muito inteligentes costumam fazer. Sem conseguir pensar mais de uma coisa por vez, seu poder de concentração em atividades elementares é inigualável, qualidade que, aliada à sorte, será a razão de seu sucesso.

A mãe amou-o incondicionalmente até que a morte os separou. Ele faz o mesmo por Jenny, a colega de escola que o acolheu afetivamente quando todos o hostilizavam (Forrest foi vítima de bullying durante a infância e juventude). Ela também o ama, mas não quer ficar com ele e sonha ser uma cantora famosa.

A graça do enredo é que, movido por sua sorte e pouca inteligência, Forrest participa do nascimento do fenômeno Elvis Presley, da guerra do Vietnam, do movimento hippie, do caso Watergate, do advento da AIDS, etc. Ele está sempre no local exato e no momento certo para influir decisivamente nos acontecimentos. O filme é entremeado com fragmentos de documentários de época digitalmente alterados para incluir Forrest Gump contracenando com os personagens históricos.

Os casos que Forrest conta de sua vida são extremamente simples, sem antagonistas, sem suspense, sem mistério e com finais felizes. Comove ver triunfarem a inocência e a doçura do protagonista.

REFERÊNCIAS

Robert Zemeckis, vencedor do Oscar de melhor diretor por este filme, dirigiu a trilogia De Volta Para o Futuro: Michael J. Fox viaja no tempo em um automóvel DeLorean adaptado pelo cientista Christopher Loyd e conhece os pais antes de se casarem, etc.

Tom Hanks, o Forrest Gump, foi cinco vezes indicado ao Oscar de melhor ator com duas vitórias, inclusive por este papel. Atuou ainda em: O Código Da Vinci; O Terminal; Estrada para Perdição; Náufrago; O Resgate do Soldado Ryan; Sinfonia de Amor; Philadelphia, etc.

QUER MAIS?

13 indicações para o OSCAR 1994 com 6 vitórias inclusive melhor filme e melhor roteiro adaptado.

DIA IDEAL PARA ASSISTIR

Quando quiser assistir um filme que divirta crianças e adultos.

POR QUE GOSTEI?

É um filme simples, divertido e emocionante. Bom para explicar às crianças fatos da vida americana, que também pertencem à história mundial, como o movimento hippie, a guerra do Vietnam e quem foi o John Lennon assassinado.

SERVIÇO

Para Acompanhar
É um filme jovem e descontraído: pipoca, batata chips, refrigerante e cerveja.

Restrição
O filme é recomendável para maiores de 14 anos porque tem duas sequências fortes perfeitamente dispensáveis. Para assisti-lo acompanhado de crianças, você deve avaliá-las previamente. A primeira é uma comemoração de Ano Novo com prostitutas no apartamento do tenente Dan que se estende de (1:21:30) até (1:23:45). Para suprimir o trecho durante a exibição basta saltar para o próximo capítulo em (1:21:30) que o filme irá recomeçar no ponto certo. A segunda sequência contém cenas explícitas de consumo de drogas e vai de (1:29:13) até (1:31:11). Não dá para pular para o próximo capítulo, cujo início é muito à frente. O jeito é mandar as crianças fecharem os olhos e usar o dispositivo de avanço rápido.

Pausa
Um ponto bom para interromper a sessão aproximadamente no meio é quando, depois de receber a medalha de Honra ao Mérito das mãos do presidente Johnson, Forrest mostra seu ferimento em combate (1:03:25).

Mais Informações
Título original: Forrest Gump. Produção: 1994. Classificação: 14 anos. Para ver mais acesse o portal oficial da Paramount Home Entertainment Brasil: http://www.paramountbrasil.com.br/nossos_filmes_ficha.asp?idP=103519N&id=2572

EM DESTAQUE

Bastidores
O episódio de Watergate foi filmado no próprio Hotel Watergate. O quarto de Forrest tem vista para os escritórios ilegalmente vasculhados, o que mostra que alguém hospedado naquele quarto poderia ver a invasão.

As cenas de Forrest jogando tênis de mesa com impressionante destreza foram feitas sem a bolinha, que foi colocada digitalmente a posteriori. Usou-se um metrônomo que ora era acelerado, ora atrasado, para ditar o ritmo do movimento do ator conforme a coreografia idealizada para o jogo.

Falha
(2:10:19) Ao final do filme Forrest está ensinando ping-pong para o garotinho e, sem efeitos especiais, joga uma bola na rede que nenhum jogador mediano erraria.

Mensagem
A vida é uma caixa de bombons, nunca se sabe o que se vai encontrar.

Embora ninguém saiba o que vai encontrar pela frente na vida, o filme deixa claro que cada um “deve fazer o melhor possível com o que Deus lhe deu”, pois coisas ruins acontecem com quem dá chance para o azar e coisas boas com quem dá chance para a sorte.

Detalhes
(0:10:52) Forrest Gump é o modelo de Elvis Presley!

(0:30:50) No banheiro da Casa Branca da época do presidente Kennedy aparece uma foto da Marilyn Monroe com a dedicatória “Ao Jack com amor, Marilyn” e duas escovas de dentes.

(0:40:38) Em todas as sequências do Vietnam o espectador não vê nenhum vietnamita, aliado ou inimigo.

(1:06:32) A sequência do encontro do Forrest Gump com Jenny em Washington é linda.

(1:48:13) Jenny assiste tevê enquanto Forrest “assiste” Jenny.

(1:52:00) Forrest resolve correr por todo o país. São os 6 minutos menos interessantes do filme. Parece subterfúgio para fazer merchandising da Nike.

― 28 ―

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa... Achei esse filme muito bom!
Me emociono demais todas as vezes em que assisto ao filme.