Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

sábado, 20 de março de 2010

INFÂMIA

Duas jovens professoras fazem em sociedade um pequeno internato para meninas ricas e trabalham com extraordinária dedicação para consolidá-lo. Quando o filme começa estão contentes porque o mês foi o primeiro a fechar “no azul” (sem prejuízo).

Karen Wright namora um médico da cidade. Ele quer se casar logo, ela não quer marcar data a espera do internato se firmar. Martha Dobie não namora. As duas são muito amigas e orgulhosas do projeto que têm em comum.

Trabalha com elas a tia de Martha, uma atriz decadente que dá algumas aulas, mas é pouco prestativa. Nota-se que está lá apenas porque não consegue mais viver de sua profissão. Há tensão entre tia e sobrinha.

Numa discussão, a tia joga na cara da sobrinha que ela não namora, nunca namorou mais do que alguns meses porque não se interessava pelos rapazes, que vive só para o internato e tem ciúmes de Karen com Joseph.

As meninas ouvem a discussão através da porta e uma delas conta a história para a avó, acrescentando maledicências inventadas. Um episódio subsequente corrobora a convicção da velha de que a relação das duas professoras é imprópria para menores. Por dever moral, divide suas preocupações com as mães das outras alunas e as consequências são dramáticas.

REFERÊNCIAS

Willian Wyler, 12 vezes indicado ao Oscar de melhor diretor, com três vitórias, fez Bem-Hur em 1959: Charlton Heston (Ben-Hur), um rico mercador judeu, é injustamente condenado a viver como escravo em uma galera romana. Mas o destino vai lhe dar uma oportunidade de vingança. Em 1953 dirigiu A Princesa e o Plebeu: Visitando Roma, a princesa Audrey Hepburn resolve passear anonimamente e se envolve com o jornalista Gregory Peck.

Audrey Hepburn, a Karen Wright, foi cinco vezes indicada ao Oscar de melhor atriz. Atuou em: My Fair Lady; Quando Paris Alucina; Charada; Bonequinha de Luxo; Cinderela em Paris; Sabrina; etc.

Shirley MacLaine, a Martha Dobie, foi três vezes indicada ao Oscar de melhor atriz e duas como coadjuvante, categoria em que venceu uma vez. Atuou em: Laços de Ternura; Muito Além do Jardim; Momento de Decisão; Irma La Dulce; Se Meu Apartamento Falasse; etc.

QUER MAIS?

5 indicações para o OSCAR 1961: atriz coadjuvante, direção de arte, fotografia (P&B), figurino (P&B) e som.

Roteiro adaptado da peça teatral The Children’s Hour de Lillian Hellman.

DIA IDEAL PARA ASSISTIR

Quando quiser um filme simples e de bom enredo.

POR QUE GOSTEI?

O tema do homossexualismo é abordado com rara sensibilidade.

SERVIÇO

Para Acompanhar
O filme não tem particularidades gastronômicas, sugiro o clássico pipoca com refrigerante.

Pausa
Um ponto bom para interromper a sessão aproximadamente no meio é ao final da cena em que a Sra Amelia Tilford, avó de uma aluna, está desaconselhando o sobrinho a se casar com a professora quando batem à porta (0:52:02). Em seguida revela-se, com todas as letras, porque crianças foram retiradas da escola.

Mais Informações
Título original: The Children’s Hour. Produção: 1961. Filmado em preto e branco. Classificação: 14 anos. Para ver mais acesse o portal da Versátil Home Vídeo: http://www.dvdversatil.com.br/vejamais.aspx?id=565

EM DESTAQUE

Curiosidade
O título original do filme The Children’s Hour (Hora das Crianças) refere-se ao cair da noite, hora em que as crianças de antigamente iam dormir e os adultos, principalmente as donas de casa, tinham algum tempo para si próprios.

Mensagem
Difamação não tem reparação.

Conhece aquela história do difamante arrependido que recebeu como penitência esvaziar as plumas de seu travesseiro no alto do telhado em dia de ventania e depois recolhê-las todas? A pena caberia à Sra Amelia Tilford que difamou as professorinhas.

Detalhes
(0:13:46) Eu nunca tinha notado o quão de abano eram as orelhas de Audrey Hepburn. Será que após este filme ela fez plástica para corrigir o problema?

(0:13:46) Joseph está impaciente para casar. Karen finalmente aceita o pedido com a pergunta: “Podemos ter um bebê daqui a 12 meses?” limitando a espera a, no máximo, três meses. Coisas da época em que as mulheres casavam-se virgens!

(0:14:53) e (0:29:49). Depois de se despedir da namorada Joseph faz seu showzinho: dá uma volta completa na frente da escola acelerando o automóvel.

(0:29:15) Esta olhadinha para os lados antes do beijo para ver se não há alguém por perto é uma inocência de filme antigo que “não tem preço”.

(1:27:04) É a grande sequência do filme: a verdade se impõe trazendo ainda mais sofrimento.

― 25 ―

Nenhum comentário: