Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

CONSTANTINE

É uma história de suspense e horror. O céu, o inferno e a terra coexistem ocupando o mesmo espaço, porém, em planos diferentes. Os anjos do céu e demônios do inferno travam uma guerra eterna pelo domínio das almas na terra, cada lado com seus truques e armas, mas sempre respeitando um pacto maior: imortais não podem passar para o plano mortal. Todavia, existem seres híbridos entre nós ― meio humanos, meio anjos ou demônios ― que têm poderes sobrenaturais e são difíceis de matar.

John Constantine fuma desbragadamente, tem um câncer de pulmão e pouco tempo de vida. É um sujeito todo errado com excepcional competência para exorcizar demônios. Combate o mal por interesse, não por bondade: está convencido de que irá para o inferno (você vai ver porque), a menos que faça por merecer a clemência divina, antes de morrer.

Durante um exorcismo, Constantine depara-se com um demônio que se consubstancia dentro do corpo da menina e tenta passar para o plano terrestre, contrariando o pacto do bem e do mal que vigora desde o início dos tempos. Tal ousadia indica que algo grave, inimaginavelmente grave, está sendo urdido pelas forças do mal.

A principal figura feminina é Ângela, uma policial com dotes sobrenaturais reprimidos e não revelados. Não quer sofrer o que Isabel, sua irmã gêmea idêntica, também médium, sofreu: foi internada em um hospício e atirou-se, ou foi atirada, do topo do edifício.

Para quem gosta do gênero, o filme é ótimo. Tem exorcismo; gente indo para o inferno e, o que é mais surpreendente, retornando; batalhas com armas místicas. E, em meio ao apocalipse que se afigura, tem o afeto que surge entre Constantine e Ângela.

REFERÊNCIAS
Francis Lawrence dirigiu Eu Sou a Lenda em 2007: Um vírus dizimou a população de Nova York, quem ainda não morreu, sofreu mutações monstruosas. Will Smith é um cientista, imune por alguma razão, que diariamente ronda a cidade a procura de pessoas não contaminadas para salvá-las com o antídoto que espera desenvolver. Nessas incursões, hordas de mutantes o perseguem e atacam.

Keanu Reeves, o ator que interpreta Constantine, protagonizou a trilogia Matrix, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions e ainda atuou em: O Dia Em Que a Terra Parou; Os Reis da Rua; A Casa do Lago; O Advogado do Diabo; Velocidade Máxima; Drácula de Bram Stoker; etc.

DIA IDEAL PARA ASSISTIR

Quando você quiser assistir um filme de terror bem elaborado e sofisticado.

POR QUE GOSTEI?

Eu gostei de O Exorcista. Embora a história seja bem diferente, considero Constantine uma versão atualizada, mais moderna e dinâmica desse clássico do exorcismo.

SERVIÇO

Para Acompanhar
Esse filme é bem cinema entretenimento, nada melhor para acompanhar que pipoca e refrigerante.

Pausa
Um ponto bom para interromper a sessão aproximadamente no meio é depois que o mexicano, que acha a lança do destino, reaparece e rouba um carro. Parar quando Constantine estiver pensativo na sacada do apartamento (1:01:50). A partir daí, aprofunda-se o envolvimento de Ângela com o sobrenatural.

Mais Informações
Título original: Constantine. Produção: 2005. Classificação: 14 anos. Para ver mais acesse o portal oficial da Warner Home Entertainment: http://www.melhoresdvds.com.br/pak.php?id=401


EM DESTAQUE

Curiosidade
O meio-anjo Gabriel tem uma aparência andrógina. Sei que não se deve “discutir o sexo dos anjos”, mas ao longo da trama ele vira humano. A aparência externa permanece inalterada, exceto pela queda das asas. Qual será seu sexo na nova condição: masculino, feminino ou andrógino?

Lúcifer não foi representado como uma figura monstruosa como os outros demônios e sim com a aparência de um ser humano asqueroso (1:39:54). Gostei! O monstruoso transmite a idéia de violência instintiva, ao passo que o asqueroso personifica melhor a crueldade, premeditada e com requintes de sadismo.

Mensagem
Em um filme que fala de Deus, anjos e demônios, a mensagem central teria de ser, necessariamente, religiosa:

Não se compra a entrada no céu, nem com boas ações. É a vida virtuosa que, naturalmente, conduz a Deus.

Metáfora

Vou reinterpretar a mensagem sacra como uma metáfora para a vida temporal:

A felicidade não se compra. É o exercício das virtudes que nos faz felizes.*

Detalhes

A espécie de escopeta usada por Constantine contra os meio-demônios é montada com símbolos religiosos, o cano é a haste longa e oca de uma cruz (1:10:31) e as balas são feitas de ouro derretido de variados artefatos sacros (1:22:50).

No filme fala-se que a terra e o inferno ocupam o mesmo lugar no espaço, mas em planos místicos diferentes. É o que se nota quando Constantine visita o inferno. Apesar da atmosfera escabrosa, ele surge em um cemitério de automóveis tendo ao fundo os arranha-céus da cidade de Los Angeles (0:44:36).

(*) Essa afirmação tem fundamentos evolucionistas que apresento no livro Dá trabalho ser feliz, mas vale a pena (Ed. Sextante) e no blog: http://datrabalhoserfeliz.blogspot.com/2008/10/origem-da-felicidade.html

― 10 ―

Nenhum comentário: