Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A IDENTIDADE BOURNE

A Identidade Bourne inaugurou um novo ritmo para os filmes de ação, mais frenético.  Depois dele, até os famosos 007 estrelados por Sean Connery parecem lentos.

Jason Bourne (Matt Damon) é encontrado por pescadores baleado em alto mar. Depois de fisicamente recuperado não se lembra de seu nome, do que foi, fez ou sabe. No entanto, à medida que as situações se apresentam, ele se vale de habilidades que nem desconfiava que possuísse: fala fluentemente diversas línguas, tem aguçada percepção para risco e luta e atira com incrível destreza.

Ao buscar recuperar sua memória seguindo uma pista inicial, ele é caçado sem saber por que e por quem. Numa fuga pede carona para Marie (Franka Potente) e os dois acabam se envolvendo.

O filme é daqueles que tem começo meio e fim, entretanto, Jason Bourne não vai conseguir desvendar todos os mistérios de seu passado, de modo que se você gostar da trama pode repetir a dose com as sequências A Supremacia Bourne e O Ultimato Bourne. O quarto filme da franquia, O Legado Bourne, é uma história correlata e não propriamente continuação.

REFERÊNCIAS

Doug Liman dirigiu Jogo de Poder em 2010: Uma agente da CIA (Naomi Watts) tem seu nome vazado (revelado) em represália a um artigo escrito por seu marido (Sean Penn) criticando o governo. Em 2004 fez Sr. e Sra. Smith: Marido (Brad Pitt) e mulher (Angelina Jolie) fingem ser pessoas normais um para o outro, mas ambos são assassinos de aluguel.

Matt Damon, que interpreta Jason Bourne, foi indicado ao Oscar de melhores ator e ator coadjuvante (ganhou uma vez, mas como roteirista). Além de protagonizar a franquia Bourne, O Ultimato B. (2007), A Supremacia B. (2004) e A Identidade B. (2002), atuou em: Bravura Indômita (2010); Além da Vida (2010); Invictus (2009); Os Infiltrados (2006); Gênio Indomável (1997); etc.

Franka Potente, que interpreta Marie, atuou em: Romulus, Meu Pai (2007); Plataforma do Medo (2004); A Supremacia Bourne (2004); A Princesa e o Guerreiro (2000); Corra Lola, Corra (1998); etc.

QUER MAIS?

O filme não teve indicações para o Oscar, mas ganhou prêmios de melhores filme de “Ação/Aventura/Suspense” e “luta coreografada” de instituições que contemplam essas especificidades.

Mais Informações
Título original: The Bourne Identity. Produção: 2002. Classificação: 14 anos. Veja o trailer, em inglês, no portal da Universal Studios: http://www.universalstudiosentertainment.com/the-bourne-identity/
― 109 ―

Nenhum comentário: