Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

CREPÚSCULO DOS DEUSES

Fiquei em dúvida se recomendava plenamente esse filme ou apenas como “ENTRETÉM” porque, embora seja muito bom, é uma produção em preto-e-branco e sem a dinâmica moderna a que já nos acostumamos.

O acaso promove o encontro de Joe Gillis, um roteirista de segunda linha, com Norma Desmond, uma estrela de primeiríssima grandeza do falecido cinema mudo. Ela é cinquentona, solitária, egocêntrica e autoritária. Ele é jovem, bonito e simpático (“suave” como diria meu filho adolescente). Ela sonha voltar à ativa no cinema falado. Ele quer apenas um trabalho temporário para pagar dívidas inadiáveis.

Norma Desmond oferece para Joe Gillis a oportunidade de aprimorar um roteiro que ela escreveu para o filme que pretende estrelar. Apesar de considerar o texto inaproveitável e irrecuperável, ele diz que é bom e que precisaria apenas de pequenos reparos. É contratado.

Aí começa o espetacular conflito de interesses, enquanto o roteirista está interessado exclusivamente em alívio financeiro momentâneo, a atriz deseja um envolvimento total, profissional e pessoal, exclusivo e duradouro. Cada um luta com suas próprias forças e fragilidades: a serenidade que falta a ela, sobra nele e a determinação que sobra nela, falta a ele.

REFERÊNCIAS

Billy Wilder, 22 vezes indicado ao Oscar, sete vitórias, duas como diretor. Em 1957 dirigiu Testemunha de Acusação: Uma misteriosa testemunha da acusação acaba sendo crucial para o advogado de defesa (Charles Laughton) inocentar o suspeito. Em 1959 fez Quanto Mais Quente Melhor: Músicos desempregados (Tony Curtis e Jack Lemmon) travestem-se de mulher para tocar numa banda feminina.

William Holden, que interpreta o roteirista Joe Gillis, foi três vezes indicado ao Oscar de melhor ator, ganhou a estatueta uma vez. Atuou em: Rede de Intrigas (1976); Interlúdio de Amor (1973); Meu Ódio Será Sua Herança (1969); A Ponte do Rio Kwai (1957); Sabrina (1954); etc.

Gloria Swanson, que interpreta a estrela Norma Desmond,  foi três vezes indicado ao Oscar de melhor atriz. Atuou em: Papai Vai Casar (1941); Música no Ar (1934); Casamento Liberal (1933); Indiscreta (1931); Filhas Pródigas (filme mudo, 1923); etc.

QUER MAIS?

Indicado ao Oscar em 11 categorias, incluindo melhor filme. Ganhou três prêmios, dentre os quais, o de melhor roteiro original.

Mais Informações
Título original: Sunset Blvd. Produção: 1950. Classificação: Livre. Veja o trailer, em inglês, no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=UwxGbhclIGw
― 106 ―

Nenhum comentário: