Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

quinta-feira, 27 de março de 2014

INTOCÁVEIS

Minha filha queria assistir a um filme que não fosse violento ou triste porque ela, que se recuperava de uma virose, sentia-se fraquinha. Acertamos em cheio ao escolher Os Intocáveis. Alegre, sem ser comédia e leve, sem ser banal.

Um tetraplégico contrata um cuidador sem experiência e que nem queria o emprego, comparecera apenas para ser recusado e fazer jus ao seguro desemprego. Mas, foi contratado por ser o único sujeito irreverente que apareceu. O aleijado, que era multimilionário, não aguentava mais a piedade e a deferência excessivas com que era tratado. Inacreditável! E, no entanto, o enredo é baseado em uma história real.

É notável o preconceito dos grupos sociais: “intelectuais” acham que não há vida inteligente fora de seus pares; “trabalhadores”, que a elite não trabalha; adolescentes, que os adultos não sabem de nada e vice-versa; etc. Ou seja, cada estamento considera que o outro tem muito pouco a contribuir.

Pois esse filme mostra justamente o contrário, mostra o quão melhor pode ser a vida de quem tem humildade para aceitar e usufruir as diferenças pessoais.

REFERÊNCIAS

Olivier Nakache não dirigiu mais filmes distribuídos no Brasil.

François Cluzet, que interpreta o tetraplégico milionário, foi 5 vezes indicado ao César como melhor ator e ganhou uma. Atuou em: A Arte de Amar (2011); Até a Eternidade (2010); Um Novo Caminho (2009); Laços de Sangue (2008); Não Conte a Ninguém (2006); etc.

Omar Sy, que interpreta o cuidador do tetraplégico, ganhou o César por esse papel.  Atuou em: A Espuma dos Dias (2013); Micmacs - Um Plano Complicado (2009) e outros filmes franceses não distribuídos no Brasil.

QUER MAIS?

Nove indicações ao César (o Oscar da Academia Francesa de Cinema) incluindo melhores filme, direção e roteiro original e ganhou a estatueta de melhor ator.

Mais Informações
Título original: Intouchables. Produção: 2011. Classificação: 14 anos. Veja o trailer, com legendas em português, no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=kymPpUB4NKs
― 99 ―

Nenhum comentário: