Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

terça-feira, 11 de março de 2014

DENTRO DA CASA

Meu filho entrou na sala de tevê para me perguntar o que era “sexo”. Como ele ainda era muito criança, disse ser quando as pessoas namoram peladas. Aparentemente satisfeito com a resposta, sentou-se ao meu lado. Depois de alguns minutos, impacientando-se com a pouca ação do que via, pediu: “pai, vou para o meu quarto, mas se aparecer sexo nesse filme você me chama, tá?”

Essa anedota verídica serve de introdução para o que eu tenho que revelar: o filme Dentro da Casa praticamente não tem ação, nem sexo (apenas uma cena). Todavia, prende a atenção do começo ao fim: um professor recebe uma única redação boa: o aluno conta como conseguiu entrar dentro da casa de um colega para observar a vida da família. Incentivado a continuar escrevendo, o menino se envolve cada vez mais na vida da família do outro. E o professor também se envolve lendo a sequência das redações e interferindo mais do que deveria.

Nem o mestre, nem o espectador têm certeza do que acontece porque o aluno-escritor se permite alterar a história ao sabor das técnicas literárias que aprende.

Uma delas apregoa que o final de uma trama deve surpreender e ainda dar a sensação de que não poderia ser diferente. É neste quesito que o filme deixa um pouco a desejar: o desfecho da a sensação de não ser a melhor escolha.

REFERÊNCIAS

François Ozon dirigiu Swimming Pool - À Beira da Piscina em 2003: Em busca de tranquilidade para escrever um novo romance, Sarah Morton (Charlotte Rampling) se refugia solitária na casa de campo de seu editor. Porém, a filha dele (Ludivine Sagnier) aparece e lhe desperta uma atração perturbadora. Em 2013 fez Jovem e Bela: Em viagem de verão com a família, a jovem Isabelle (Marine Vacth) tem sua primeira experiência sexual. Ao voltar para casa, a estudante se divide entre a escola e a prostituição de luxo.

Fabrice Luchini, que interpreta o professor, foi 4 vezes indicado ao César como ator e 5 vezes como coadjuvante, tendo ganho uma vez nesta categoria. Atuou em: As Mulheres do Sexto Andar (2010); Potiche - Esposa Troféu (2010); A Garota de Mônaco (2008); As Aventuras de Molière (2007); Confidências Muito Íntimas (2004); etc.

Ernst Umhauer, que interpreta o aluno que escreve as redações, foi uma vez indicado ao César como ator promissor. Dos filmes em que atuou, além deste, apenas O Monge (2011) foi distribuído no Brasil.

QUER MAIS?

Indicado ao César (o Oscar da Academia Francesa de Cinema) em 6 categorias incluindo melhores filme, direção e roteiro adaptado.

Mais Informações
Título original: Dans la Maison. Produção: 2012. Classificação: 14 anos. Veja o trailer no Youtube, com legendas em português, em: http://www.youtube.com/watch?v=WcxbxKQ_TAg
― 97 ―

Nenhum comentário: