Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

DJANGO LIVRE

Django Livre tem muito para agradar: sua violência estilizada, com estética sofisticada, satisfaz tanto instintos animalescos como intelectos aculturados.

Dr. Schultz, um caçador de recompensas, procura três foragidos da justiça cuja aparência ignora. Para poder identificá-los, compra um escravo que os conhece bem. Depois do serviço executado, o alemão alforria o escravo, mas, dado que a parceria mostrou-se promissora, convida-o para ser seu sócio.

Porém, o alforriado Django tem outra prioridade, deseja reaver sua mulher que fora vendida num mercado de escravos, sabe-se lá para quem. Como um negro, sozinho, não teria a menor chance de resgatar uma escrava, os dois concordam em caçar recompensas durante um breve período e, depois, resgatar a esposa de Django. A segunda empreitada revelar-se-á bem mais complexa que a primeira.

O Faroeste “espaguete” dos anos 1960 produzido, inicialmente, por italianos era uma simplificação bem humorada do faroeste americano, quase uma paródia. Django Livre, que homenageia o gênero, é uma paródia, quase comédia.

REFERÊNCIAS

Quentin Tarantino, indicado 5 vezes ao Oscar, duas como melhor diretor, ganhou dois prêmios de melhor roteirista. Em 1994 dirigiu Pulp Fiction: as vidas de dois capangas (John Travolta e Samuel Jackson), a esposa de um gangster (Uma Thurman), um pugilista (Bruce Willis) e um casal de assaltantes se entrelaçam em histórias tão violentas quanto hilariantes. Também fez Kill Bill - Volumes 1 e 2 (2003 e 2004): Após acordar do coma, uma assassina de aluguel (Uma Thurman) extermina, um a um, todos que conspiraram por sua morte. Ela fora baleada no dia de seu casamento, grávida, vestida de noiva, no interior da igreja.

Jamie Foxx, que interpreta Django Livre, foi duas vezes indicado ao Oscar e venceu uma como melhor ator. Atuou em: Código de Conduta; Colateral; Ray; Idas e Vindas do Amor; Soldado Anônimo; etc.

Christoph Waltz, que interpreta o Dr. Schultz, ganhou dois Oscar de melhor ator coadjuvante, um por este filme. Atuou em: Bastardos Inglórios; Deus da Carnificina; Água para Elefantes; O Besouro Verde; etc.
                                                                                 
QUER MAIS?
Indicado ao Oscar em 5 categorias, inclusive melhor filme, ganhou dois prêmios: melhores roteiro original e ator coadjuvante.

Mais Informações
Título original: Django Unchained. Produção: 2012. Classificação: 16 anos. Veja o site oficial, em inglês, com trailer em http://unchainedmovie.com/
― 84 ―

Nenhum comentário: