Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

REVELAÇÕES

É sempre penoso guardar um segredo cuja publicidade tememos. É o drama, por exemplo, dos amantes: ainda que o caso em si esteja delicioso, incomoda ter de mentir e de se esconder. Quanto mais potencialmente perigosas são as consequências, maiores as limitações que o segredo impõe.

Numa família miscigenada, que a cultura americana classifica como negra, Coleman Silk foi o único que nasceu com a pele clara e aparência geral de branco. Na universidade, onde ninguém conhece sua família, consideram-no branco. Gozando das vantagens reservadas aos brancos ele adia o momento de assumir explicitamente uma raça até que um fato marcante o faz decidir-se pela branca. Para tal é forçoso renegar a família e arcar com as consequências.

Vida que segue, ele se torna um  bem sucedido membro da sociedade branca, até que no auge do prestígio, por ironia do destino, é acusado de racismo.

Viúvo e sem filhos, Coleman Silk se enamora de Faunia Farley, uma jovem da classe baixa, linda emocionalmente problemática. Todos desaprovam o romance. Novamente acossado pelo preconceito ele, desta vez, reage de forma diferente.

REFERÊNCIAS

Robert Benton foi duas vezes indicado ao Oscar de melhor diretor ganhou uma estatueta e quatro vezes como melhor roteirista ganhou duas. Em 1967 dirigiu Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas que conta a história de um famoso casal de assaltantes (Warren Beatty e Faye Dunaway). Em 1979 fez Kramer x Kramer: A esposa (Meryl Streep) abandona o marido (Dustin Hoffman) com o filho pequeno e reaparece, tempos depois, reivindicando a custódia da criança na Justiça.

Anthony Hopkins, o Coleman Silk, foi quatro vezes indicado ao Oscar, é o ator que fez o canibal Hannibal na trilogia: Silêncio dos Inocentes (quando ganhou o Oscar de melhor ator), Hannibal e Dragão Vermelho. Também atuou em: Encontro Marcado; Terra das Sombras; Nunca Te Vi, Sempre Te Amei; etc.

Nicole Kidman, a Faunia Farley, foi três vezes indicada ao Oscar de melhor atriz e ganhou o prêmio uma vez. Atuou em: Moulin Rouge - Amor em Vermelho; As Horas; Austrália; De Olhos Bem Fechados; Cold Mountain; etc.

QUER MAIS?

O filme não foi indicado ao Oscar em nenhuma categoria, mas ganhou vários prêmios internacionais, inclusive o de melhor filme do ano do American Film Institute.

Mais Informações
Título original: The Human Stain. Produção: 2003. Classificação: 16 anos. Veja o portal oficial do filme, em inglês, com trailer em http://www.lakeshoreentertainment.com/#20209

 ― 68 ―

Nenhum comentário: