Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

domingo, 6 de janeiro de 2013

HISTÓRIAS CRUZADAS

É impressionante a capacidade humana de conviver com absurdos. Muito do que hoje é inadmissível já foi considerado legítimo. Na antiguidade, inclusive na Grécia clássica berço da democracia , escravizar um povo derrotado na guerra era direito dos vencedores. Há apenas 50 anos, no sul dos Estados Unidos, brancos e negros frequentavam escolas separadas e nenhum livro que passasse pelas mãos de uma criança de cor podia ser reaproveitado por uma branca, enfermeiras brancas tinham direito de se recusar a atender negros e defender a igualdade racial era passível de prisão. No Mississípi, onde o filme se passa, isso não era apenas tradição, era o que determinava a Lei.

Skeeter é uma jovem que não se enquadra no ideal da época, em vez de procurar um bom marido, quer ser jornalista. Como era usual nos estados americanos do sul, foi criada por uma negra em relação de muita confiança e afeto.

A dispensa injustificada dessa empregada chamou a atenção de Skeeter para o tratamento desrespeitoso que tais domésticas recebiam e motivou-a a escrever um livro denunciando o problema. O que, além de ser ilegal, arriscava despertar o ódio racial contra si e, sobretudo, contra as negras que relatassem seus casos. Todavia, o projeto avançou.

Sob a aparência de uma reles história de mocinha rebelde, ao exibir episódios recentes da torpeza humana, o filme nos alerta para os descalabros que certamente ocorrem a nossa volta e que não queremos (ou não conseguimos) ver.

REFERÊNCIAS

Tate Taylor: Histórias Cruzadas é o primeiro filme do diretor que chega ao mercado brasileiro.

Emma Stone, a Skeeter, atuou em: O Espetacular Homem Aranha; Amor a Toda Prova; A Mentira; Zumbilândia; Tempo de Crescer; etc.

Viola Davis, a Aibileen Clark, principal empregada negra do filme, foi duas vezes indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante, uma delas por esse papel, mas nunca foi premiada. Atuou em: Dúvida; Se Enlouquecer, Não Se Apaixone; Comer, Rezar, Amar; Encontro Explosivo; Paranóia; etc.

QUER MAIS?

4 indicações para o OSCAR 2011 incluindo melhor filme, melhor atriz e duas indicações para melhor atriz coadjuvante. Ganhou um prêmio na última categoria.

Mais Informações
Título original: The Help. Produção: 2011. Classificação: 12 anos. Veja o portal oficial do filme, em inglês, com trailer em http://thehelpmovie.com/us/
 ― 66 ―

Nenhum comentário: