Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O PODEROSO CHEFÃO

Os empreendimentos legais contam com a proteção do Estado para fazer valer o direito de seus proprietários enquanto os ilegais somente podem ser mantidos pela violência. Uma das maiores pretensões dos bandidos é, um dia, transformar-se em empresário legalizado conquistando tranquilidade e respeito social. Difícil é abdicar do dinheiro do crime e da brutalidade como forma rápida de solucionar conflitos.

Vito Andoline imigrou da Sicília ainda menino. Nos Estados Unidos, fez uma exitosa carreira no crime até se tornar o poderoso chefão Don Vito Corleone. Teve três filhos homens, o mais velho era impulsivo e violento e o segundo pouco esperto.  Mas o caçula possuía o perfil ideal para, futuramente, comandar a difícil transição dos negócios familiares para a legalidade. Michael Corleone era inteligente, fez formação universitária, voltou da guerra como herói e namorava uma moça americana de fora da comunidade de imigrantes italianos, portanto, sem vínculo com o crime organizado. O pai o mantinha distante de atividades mafiosas.

Porém, quando Don Vito Corleone sofre um atentado, as circunstâncias obrigam Michael a se envolver. Um caminho sem volta que alterou sua perspectiva de futuro, inclusive, no relacionamento amoroso.

O Poderoso Chefão é uma trilogia, os três filmes são bons, mas este, o primeiro, é o melhor.

REFERÊNCIAS

Francis Ford Coppola foi 4 vezes indicado ao Oscar como melhor diretor, ganhou uma; 10 vezes em outras categorias, ganhou quatro; e ainda ganhou da Academia um prêmio especial pelo conjunto da obra. Dirigiu o Drácula de Bram Stoker em 1992 que conta a história do maior dos vampiros. Em 1979 fez Apocalypse Now: na guerra do Vietnam, um capitão americano tem a missão de encontrar e assassinar um brilhante coronel de seu próprio exército que, nos confins da selva, fundou uma comunidade onde é adorado como um deus.

Marlon Brando, o poderoso chefão Don Vito Corleone, foi 7 vezes indicado ao Oscar de melhor ator, ganhou duas vezes e recusou um dos prêmios, justamente por seu desempenho neste filme, e foi indicado uma vez como melhor ator coadjuvante. Atuou em: Viva Zapata; Sindicato de Ladrões; Sayonara; Apocalypse Now; Último Tango em Paris; etc.

Al Pacino, o Michael Corleone, foi cinco vezes indicado ao Oscar de melhor ator, ganhou uma vez, e três vezes indicado para melhor ator coadjuvante, inclusive por sua atuação como Michael Corleone. Fez ainda: Serpico; Um dia de Cão; Advogado do Diabo; Scarface; Perfume de mulher; etc.

QUER MAIS?

10 indicações ao OSCAR 1972: melhores filme, diretor, roteiro adaptado, ator, ator coadjuvante (três indicações), figurino, edição e som. Ganhou 3: Melhores filme, roteiro adaptado e ator.

Mais Informações
Título original: The Godfather. Produção: 1972. Classificação: 14 anos. Veja o portal oficial do filme, em inglês, com trailer em  http://www.thegodfather.com/
― 63 ―

Nenhum comentário: