Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O SEGREDO DE SEUS OLHOS

À primeira vista, trata-se apenas de uma boa trama policial. Mas é, principalmente, um filme sobre paixões variadas  sádica, amorosa, por bebida e por justiça (ou vingança). Um filme sobre o sofrimento do apaixonado que perde o objeto de sua paixão, do que se deixa aprisionar por ela e do que a reprime e padece de vazio d’alma, aquele espaço eternamente reservado no peito para o que poderia ter sido e não foi. Posto isso, não da para imaginar o quanto o filme é divertido, o quanto de humor tem!

O filme chama-se O Segredo de Seus Olhos porque o olhar pode revelar segredos que os lábios ainda guardam. Os olhares que revelam o segredo da trama policial são logo percebidos, mas o olhar que encerra a trama romântica fica para o final.

Espósito é um investigador de justiça aposentado que resolve escrever um romance sobre o caso que mais lhe interessou: um estupro seguido de assassinato. Foi um caso inconcluso, como inconcluso ficou o amor que a vida toda nutriu por Irene, sua chefe, a quem jamais ousou propor o que quer que fosse. É compreensível, ela era dona de sobrenomes importantes, rica e diplomada no exterior por uma universidade conceituada enquanto ele era um simples investigador.

Enquanto redige seu romance, Espósito esmiúça o passado e o presente até encontrar o desfecho do caso criminal que tanto o intrigava. Mas foi preciso, antes, compreender as paixões que moviam o assassino e o marido da vítima. Tamanho exercício de discernimento emocional o conduz a perceber melhor seus próprios sentimentos e a concluir o outro caso que lhe ficara pendente: seu amor por Irene. Como? Desvendando o enigma contido em uma única palavra escrita em caderneta despretensiosamente jogada em cima de uma mesa durante boa parte do filme.

REFERÊNCIAS

Juan José Campanella dirigiu Clube da Lua em 2004 que conta a história de um clube que foi a segunda família de milhares de sócios e, no momento, agoniza em dívidas para desgosto dos poucos sócios remanescentes. Em 2001 fez O Filho da Noiva: aos 42 anos, depois de um pequeno enfarto, Rafael reavalia seus valores e, nesse processo, realiza o sonho do velho pai de se casar na igreja com a esposa, mãe de Rafael, que está demente.

Ricardo Darín, o investigador Espósito, é, talvez, o mais importante ator argentino da atualidade. Atuou em: Um Conto Chinês; Nove Rainhas; Clube da Lua; O Filho da Noiva; XXY; Os abutres; etc.

Soledad Villamil, a Irene, é uma carismática atriz argentina, porém, a maioria dos filmes em que atuou não deve ter chegado aos cinemas brasileiros: Un Oso Rojo; El Mismo amor, la Misma Lluvia; La Vida Según Muriel; Não é Você, Sou Eu; etc.

QUER MAIS?

OSCAR 2009 de melhor filme em língua estrangeira.

Mais Informações
Título original: El Secreto de Sus Ojos. Produção: 2009. Classificação: 12 anos. Veja o portal oficial do filme, em espanhol, sem trailer em http://www.altafilms.com/site/sinopsis/el_secreto_de_sus_ojos  

― 61 ―

Nenhum comentário: