
A maioria das pessoas é medíocre. Isto é, aproxima-se razoavelmente dos valores médios da população, de maneira que os poucos excepcionais positivos e negativos se compensem e a média seja, por definição, a média. O fato da palavra “medíocre” ter assumido conotação negativa, soar como “inferior” e não “médio”, é a maior prova de que a maioria desejaria ser, ou se considera, especial.
Este filme conta a história de um casal americano de classe média na década de 1950*, morador do subúrbio e com filhos pequenos que, considerando-se especial, resolve ousar um “caminho revolucionário”, como apregoa o título original: Revolutionary Road. April é dona de casa, Frank esta desmotivado no emprego e ambos querem escapar da tediosa mediocridade que os envolve e contamina. Escapar da solidão que sentem, ela isolada em casa e ele cercado por colegas de trabalho que em nada contribuem. O casal fará planos de mudança, despertando admiração e inveja nas pessoas próximas, que não têm coragem, ou imprudência, suficiente para mudar.
John, o filho de uma vizinha, doutor em matemática, é um gênio que enlouqueceu. Em duas oportunidades em que recebe autorização para deixar o hospício, ele se encontra com Frank e April e, ao compreender as frustrações e anseios do casal, as verbaliza rudemente, despertando fortes emoções.
Parafraseando Shakespeare em Hamlet: Ser ou não ser (especial), esta é a questão. Questão que não é debatida racionalmente no filme, mas emocionalmente compartilhada com o espectador.
* O filme não explicita, mas o vestuário e os automóveis estabelecem a época com clareza.
REFERÊNCIAS
Sam Mendes dirigiu Beleza Americana em 1999: Kevin Spacey é um homem na crise da meia idade que se apaixona por uma colega de escola de sua filha adolescente. Em 2002, fez Estrada para Perdição: Tom Hanks é um gangster que tem que proteger da própria “família”, a Máfia, seu filho pequeno que presenciou um assassinato.
Kate Winslet, a April Wheeler, recebeu seis indicações ao Oscar e ganhou o prêmio de melhor atriz uma vez. Atuou em: O Leitor; O Amor não Tira Férias; Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças; A Vida de David Gale; Titanic, etc.
Leonardo DiCaprio, o Frank Wheeler, recebeu três indicações ao Oscar. Atuou em: A Origem; Diamante de Sangue; Os Infiltrados; O Homem da Máscara de Ferro; Titanic; Romeu e Julieta; etc.
QUER MAIS?
O filme recebeu 3 indicações para o OSCAR 2008, incluindo direção de arte e guarda-roupa.
DIA IDEAL PARA ASSISTIR
Quando estiver disposto a enfrentar a dramaticidade do filme e, em alguns momentos, sofrer com o casal Wheeler.
POR QUE GOSTEI?
É a história de um casal bonito, apaixonado, que passa por grandes emoções, tanto prazerosas, quanto dolorosas.
SERVIÇO
Para Acompanhar
Dry Martini para quem quiser acompanhar o que os personagens mais bebem. Mas se preferir algo menos sofisticado para uma sessão de cinema em casa, com sabor americano, sirva refrigerante, cerveja, pipoca e amendoim. Desejando algo mais nutritivo para comer, experimente essa receita de “club sandwich”: três fatias de pão americano ligeiramente torradas empilhadas, separadas por duas camadas de recheio, uma de peito de peru e outra de bacon, alface e tomate. Dividir em 4 pequenos triângulos fazendo dois cortes diagonais em “X”. Temperar com mostarda e maionese ou mostarda e mel.
Pausa
Um bom ponto para interromper a sessão aproximadamente ao meio é em (0:57:03) ao final da sequência em que a secretária convida Frank para saírem e a cena muda para a placa de VENDE-SE (“FOR SALE”) em frente à casa do casal. A seguir, um fato ocasiona uma reviravolta de expectativa.
Mais Informações
Título original: Revolutionary Road. Produção: 2008. Classificação: 14 anos. Veja o portal oficial em inglês, com trailer, em http://www.revolutionaryroadmovie.com/ ou em português, sem trailer, na Paramount Brasil: http://www.paramountbrasil.com.br/nossos_filmes_ficha.asp?idP=&id=4632
EM DESTAQUE
Falhas
(0:08:00) Frank e April têm um discussão séria ao lado do automóvel e, no auge do desespero, para não dar um soco na esposa, ele esmurra o teto do veículo. A cena deve ter sido filmada várias vezes porque a lataria já está amassada antes de ele começar a golpeá-la.
(0:15:00) Frank almoça com a secretária e pede mais dois martinis com os copos ainda praticamente cheios.
(0:35:30), Milly está vestida para receber o casal Frank e April, dando os últimos retoques na maquiagem. Ela é uma dona de casa comum e a convidada é glamorosa. Possivelmente para acentuar essa diferença, quando as duas aparecem juntas (0:36:50), Milly veste outro vestido, com as mesmas cores (branco e marrom), porém de feitio mais simplório. A produção não se deu conta de que ela já aparecera usando o outro traje.
Bastidores
April está encaixotando as coisas da casa para a mudança. Frank vai ao banheiro e encontra um objeto comprometedor que suscita violenta discussão no casal. Pois, foi neste momento de alta dramaticidade que o diretor Sam Mendes resolveu fazer uma brincadeira (1:03:44): mostrar no canto inferior esquerdo do vídeo uma gravura do navio Titanic que faz referência ao filme que alçou Kate Winslet e Leonardo DiCaprio ao estrelato.
Mensagem
Ser diferente pode custar caro (emocionalmente).
Vários personagens do filme flertam com a idéia de serem especiais, mas os dois que perseveram sofrem as maiores consequências: April e John.
Curiosidades
Dizem as más línguas que o filme Psycho de Alfred Hitchcock, que no Brasil chama-se Psicose, em Portugal teria sido intitulado O Filho Que Era Mãe, o que desvendaria o mistério final. Não é verdade, o título lusitano é Psico. Pois este filme, cujo título original é Revolutionary Road, nome da rua onde reside o casal protagonista e indicativo do caminho revolucionário que terão à frente, no Brasil recebeu o título Foi Apenas Um Sonho, antecipando que, ao final, tudo não passará de um sonho. Até parece anedota de português! Registre-se que Portugal adotou o título original em inglês.
(0:35:57) As crianças estão assistindo The Howdy Doody Show. É um programa importante na historia da tevê americana. É o primeiro programa infantil a passar 5 dias por semana, foi ao ar de dezembro de 1947 a dezembro de 1960. Foi também o primeiro a ser produzido em cores. Ver: http://www.doodyville.com/
(1:44:40) Kate Winslet é bonita, charmosa, tudo de bom, mas os pés deixam a desejar.
Detalhes
(0:00:53) O filme começa com uma canção que antecipa a personalidade cigana de Avril: Numa caravana bastante incomum, há uma mulher que eles chamam cigana...
(0:04:47) A foto de Frank em Paris já está no espelho do camarim de April, foto que revelar-se-á de capital importância.
(0:10:10) As cenas nas plataformas de partida e chegada do trem são excelentes representações visuais do mundo predominantemente masculino da década de 1950.
(0:18:40) Helen diz a April que na primeira vez em que a viu ela parecia simplesmente especial. Essas palavras confirmaram sua convicção de ser especial, mas também de estar deixando de sê-lo, a despeito da vizinha ter acrescentado: e, claro, ainda parece. Foi esse encontro com Helen que precipitou em April o desejo premente de mudar de vida.
(00:25:58) A calorosa recepção familiar, depois dos acontecimentos do dia, vai provocar o sentimento de culpa que fará Frank aceitar a idéia “maluca” de April. Somente depois da reação dos vizinhos Shep e Milly (0:41:00), ele manifestará entusiasmo pela idéia.
(0:36:50) Shep vê sua mulher com April ao fundo e a diferença de glamour é chocante.
(0:47:16) Hora da verdade: primeiro encontro com o mentalmente desequilibrado John, filho da vizinha Helen. Primeiro ele confirma a intenção do título original do filme alterando a frase Os jovens e legais Wheeler da Revolutionary Road que sua mãe lhe dissera para Os jovens legais e revolucionários da Wheeler Road. E, na sequência, demonstra compreender e apoiar os planos do casal como ninguém fizera.
(1:22:14) Hora da verdade: segundo encontro com John. Prestar atenção na última frase que ele diz antes de sair, após perguntar “sabe por que estou feliz?” Ela será determinante para a próxima decisão de April.
(1:49:36) e (0:36:15) Duas cenas muito semelhantes, uma nos apresenta o início da influência dos Wheeler, mais especificamente de April, sobre o casal Shep e Milly. Na outra o casal combina não falar mais dos Wheeler, encerrando o ciclo de flerte com a ousadia.
(1:50:35) Frank, triste, roda a aliança no dedo. Note que, ao lado da pasta no chão tem um lenço de papel amassado que, aparentemente, enxugou lágrimas e aguarda para ser oportunamente jogado no lixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário