
Em minha juventude esteve na moda os filmes feitos para despertar a consciência crítica do espectador para os graves problemas do mundo ― sociais, políticos, emocionais, etc. Produziam exclamações de admiração, como: É um verdadeiro soco na boca do estômago! A moda passou e a ficção no cinema voltou-se mais para o entretenimento.
Uma das fantasias acalentadas é a “inconsequência”. A artista magrinha se diz glutona, como se comer não tivesse consequências. O nerd que passou em 1º lugar no vestibular declara que namorava, frequentava festas, jogava futebol com os amigos, como se colocar o prazer acima do dever também não tivesse consequências. É a este anseio humano que o filme atende. E atende magistralmente!
Francesca é uma mulher de meia idade que vive numa fazenda em Iowa nos Estados Unidos. Ela gosta do marido, dos filhos e da segurança do lar, mas sente falta de aventura. Justamente quando eles viajam para participar de uma feira pecuária e ela fica sozinha em casa, aparece na região o fotógrafo Robert Kincaid para retratar as lindas pontes cobertas de Madson. Ele é bonitão, experiente e sensível. O romance acontece. Quatro dias depois, a família retorna e ― assista o filme para saber ou se recordar como ― Francesca continua desfrutando do aconchego familiar. Enredo cuidadosamente construído para acalentar o sonho da espectadora de viver uma aventura amorosa cujas maiores consequências sejam grandes emoções e boas recordações.
A história agrada a ambos os sexos, mas especialmente às mulheres adultas que se identificam com a protagonista, pois também são donas de casa, trabalham e levam uma vida menos glamorosa do que desejariam. Os homens não se identificam com o fotógrafo, porque sua vida é peculiar demais, nem com o marido, cuja participação no filme é muito pequena para criar identificação. Melhor assim, pois caso se identificassem com este, poderiam ficar incomodados.
REFERÊNCIAS
Clint Eastwood foi quatro vezes indicado ao Oscar de melhor diretor tendo ganho duas estatuetas. Em 1992 recebeu o prêmio com Os Imperdoáveis: o próprio diretor interpreta um pistoleiro aposentado que volta a ativa seduzido pelo prêmio para vingar uma prostituta cujo rosto foi retalhado. Em 2004 foi premiado com Menina de Ouro: o diretor e intérprete representa um técnico de boxe que, a contra-gosto, aceita treinar uma moça determinada a tornar-se grande boxeadora.
Meryl Streep, Francesca, foi 16 vezes indicada ao Oscar, inclusive por este papel, tendo ganho duas, uma como atriz principal e outra como coadjuvante. Atuou ainda em: Mama Mia; O Diabo Veste Prada; Entre Dois Amores; A Escolha de Sofia; Kramer vs. Kramer; etc.
Clint Eastwood, Robert Kincaid, foi duas vezes indicado ao Oscar de melhor ator, sem ganhar. Atuou ainda em: Gran Torino; Menina de Ouro; Os Imperdoáveis; Dirty Harry na Lista Negra; Magnum 44; etc.
QUER MAIS?
1 indicação para o OSCAR 1995. Não ganhou.
DIA IDEAL PARA ASSISTIR
Quando o homem quiser agradar uma mulher, pode convidá-la para assistirem ao filme juntos.
Quando a mulher quiser embarcar numa fantasia.
POR QUE GOSTEI?
É uma história simples e romântica.
SERVIÇO
Para Acompanhar
Depois da falta de GPS, o chá gelado foi o principal elemento de aproximação entre Francesca e Robert. Vale a sugestão. E para ficar bem no clima americano-caipira do filme, inclua amendoim nos salgados ou marshmallow nos doces.
Pausa
Um bom ponto para interromper a sessão aproximadamente ao meio é no final da sequência em que Francesca compra o vestido novo (1:03:23). É o detalhe que faltava para o que todos esperam que aconteça.
Mais Informações
Título original: The Bridges of Madison County. Produção: 1995. Classificação: 14 anos. Veja o portal da Warner Home Entertainment: http://www.melhoresdvds.com.br/pak.php?id=388
EM DESTAQUE
Falhas
(0:22:05) Francesca não sabe dizer há quantos anos está casada. Um marido pode não saber isso, mas uma esposa, dona de casa, cujo filho mais velho tem 17 anos (0:32:10), não saber se está casada há 18, 19 ou 20 anos, duvido!
Robert é um homem sensível e educado. Fuma porque, na época, era elegante fumar. Mas não combina com o personagem bater a cinza (0:49:46) para o piso, ainda mais tendo um enorme cinzeiro ao alcance da mão.
(0:55:00) Vemos Francesca em pé na varanda. Um vento estufa seu roupão. Muda o ângulo de visão do espectador e, instantaneamente, o vento que lhe batia no rosto se inverte e vem pelas costas.
Curiosidades
(0:12:01) Aparece a capa da National Geographic, de maio de 1966, com a foto de uma ponte de Madison (a Roseman). Obviamente, a capa foi impressa especialmente para o filme porque aparece o crédito da reportagem fotográfica para o personagem Robert Kincaid. Por curiosidade, consultei a edição correspondente da revista para ver se também era sobre as pontes de Madison. Não, a ilustração da capa é de uma regata de barcos a vela, tendo ao fundo uma ponte sobre o mar da Califórnia.
(0:37:58) Pasmem-se jovens: antes das máquinas digitais, era preciso guardar os filmes na geladeira para que não se estragassem com o clima quente, como alimentos e remédios mais sensíveis.
Mensagem
É possível cultivar múltiplas fidelidades, desde que não conflitantes.
Mas pode uma mulher amar e ser fiel a dois homens pela vida a fora? Francesca, ao que parece, conseguiu.
Detalhes
(0:11:12) Francesca refere-se a uma dura realidade das mães (e pais): É fácil para as mães amarem os filhos sem se importarem com nada. Não sei quanto aos filhos, (eles sempre) ficam tão irritados por (a gente) tê-los criado errado.
(0:13:02) Francesca ouve ópera no rádio para identificar-se como italiana e, sobretudo, mostrar que sob a aparência comum, existe uma pessoa especial. É como, no íntimo, muitos de nós nos sentimos. E Robert, homem sedutor, vai direto ao ponto (0:53:45): “E não se engane Francesca. Você está longe de ser uma mulher simplória.”
(0:17:11) Eu achei naturalmente sensual este bater de tapete na lateral, com ligeira torção de corpo. E você?
(0:20:51) Considero o GPS automotivo uma grande invenção, com sua ajuda já percorri lugares desconhecidos com grande desenvoltura. Mas foi graças a falta de GPS que Robert conheceu Francesca. Repare no “velho” mapa rodoviário aberto dobre o painel da caminhonete.
Bizarro: os detalhes a seguir dificilmente poderiam ser notados antes do advento dos televisores de tela grande e dos reprodutores ― DVD ou Blue-ray ― de alta definição: A zona rural de Madison é bonita, mas cheia de moscas. (0:26:04) Uma mosca é vista na ponte Roseman; enquanto o casal janta, (0:41:31) outra sobrevoa a cabeça de Francesca, depois pousa nas flores e (0:42:40) vai destas para o gargalo da garrafa de cerveja; (1:35:45) outra pousa no ombro de Robert em momento de grande tensão emocional; Jantar a luz de velas e (1:40:50) uma mosca passa andando, da esquerda para a direita, desfilando durante 6 segundos, sem interrupção, por todo o comprimento do espaldar da cadeira; (1:42:59) depois pousa no ombro da Francesca e anda um pouco pelo braço e, novamente, percorre todo o espaldar da cadeira, ida-e-volta, começando pela direita; (1:58:13) Francesca vai chorar atrás da porta e uma mosca faz breve aparição voando em frente ao seu rosto; (2:05:03) duas brevíssimas aparições quando ela olha a dedicatória no livro que Robert escreveu; e, para finalizar, (2:05:38) ela vai até a janela onde se vê moscas e outros insetos passeando pelos vidros. Mas para não dizer que Francesca é pessoalmente perseguida, quando seu filho Steve beija a esposa, no momento mais emocionante entre os dois, (2:07:35) vê-se uma mosca ao fundo andando na lateral do guarda-roupas.
(0:30:40) O que significaria essa passada de mão embaixo da mesa, como a se limpar? Será que a guarda da cadeira que ele acabara de puxar estava melada?
(0:39:54) Quem teria “nascido” primeiro, esta cena do filme ou a velha piada do caçador e o gorila.
(0:45:35) Passeando ao luar com Francesca, Robert fala: As maças prateadas da Lua e as douradas do Sol. Ela responde prontamente: É de Yeats. É a ‘canção de Aengus’. Mais adiante, a vemos lendo Os Poemas Recolhidos de W. B. Yeats. Será que, porque ela estava lendo o livro, identificou facilmente a citação ou, porque Robert citou Yeats, ela foi reler o poema?
(0:47:06) Robert percebe Francesca ligeiramente perturbada e fala: Não estamos fazendo nada errado. Nada que você não possa contar a seus filhos. Verdade! Mas o que a perturba é o desejo de fazer.
(0:57:13) No bilhete em que Francesca marca encontro com Robert, o horário é proposto por uma frase poética: quando as mariposas alçarem vôo (when white moths are on the wings). Trata-se de mais uma citação da canção de Aengus (The Song of Wandering Aengus) de W. B. Yeats.
(0:58:43) Como se vê, Francesca não é apenas dona de casa, ela também trabalha na fazenda.
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