Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

TOOTSIE

Michael Dorsey, um ator talentoso, trabalha numa lanchonete porque não está mais conseguindo emprego na indústria de entretenimento. Seu sonho é conseguir arranjar dinheiro para montar a peça que um autor amigo está escrevendo e, assim, voltar aos palcos. Um dia, seu agente vaticina que ele nunca mais conseguirá atuar porque sua fama de intolerante se espalhou e ninguém mais quer contratá-lo.

Na véspera, Michael Dorsey havia ajudado uma amiga a ensaiar o papel de administradora de hospital que uma emissora de tevê está procurando para uma telenovela. Ela não é aceita. Desafiado pelas palavras de seu agente, Michael resolve travestir-se de mulher e tentar a vaga para si. Ele conhece bem o texto e seus atributos masculinos subjacentes o favoreceram no papel de mulher durona. É aceito.

Na emissora, ninguém percebe a farsa. No decorrer do trabalho, se encanta por Julie, a jovem atriz que namora o diretor da novela. Mas que chance ele tem de conquistar a moça? Nenhuma. Apresentando-se como a distinta senhora Dorothy Michaels, infelizmente, ele atrai apenas homens mais velhos. Está armada a comédia.

É uma história repleta de ingredientes emocionantes: o jovem talentoso e incompreendido que, finalmente, tem seus méritos reconhecidos pelo establishment; a mentira que o redimi (profissionalmente) é a mesma que o aprisiona (sentimentalmente); o homem na pele de mulher vítima de comportamento sexista; o abuso de poder no trabalho, em particular, no ambiente de tevê; etc.

REFERÊNCIAS

Sidney Pollack, três vezes indicado ao Oscar de melhor diretor, inclusive por este filme, ganhou a estatueta com Entre Dois Amores. Em 2003 fez A Firma: Tom Cruise é um talentoso advogado que consegue o emprego “dos sonhos” e se vê envolvido em negócios escusos e mortes suspeitas. Em 1985 dirigiu Entre Dois Amores: nos anos 20, a dinamarquesa Meryl Streep vê-se obrigada a viver (afetivamente) sozinha numa fazenda de café no Quênia até encontrar o aristocrático aventureiro inglês Robert Redford.

Dustin Hoffman, que faz Michael Dorsey, Dorothy Michaels e Emily Kimberly, foi sete vezes indicado ao Oscar, inclusive por este papel, e duas vezes vencedor. Atuou também em: Tinha Que Ser Você; Epidemia; Rain Man; Kramer vs Kramer; Perdidos na Noite; A Primeira Noite de Um Homem; etc.

Jéssica Lange, Julie e a enfermeira Charles, ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por este papel e foi cinco vezes indicada como melhor atriz, tendo ganho com Céu Azul. Atuou ainda em: A Força da Amizade; Muito Mais Que Um Crime; Um Sonho, Uma Lenda; Minha Terra, Minha Vida; Francês; etc.

QUER MAIS?

10 indicações para o OSCAR 1982, inclusive melhor filme, melhor direção e melhor roteiro. Ganhou a estatueta de melhor atriz coadjuvante.

DIA IDEAL PARA ASSISTIR

Qualquer dia, sozinho ou acompanhado, a dois ou em família.

POR QUE GOSTEI?

É uma comédia terna, sensível e hilariante.

SERVIÇO

Para Acompanhar
Uma garrafa de água tônica irá cair sobre uma fita de vídeo (1:39:11) ensejando a virada no enredo que possibilita o desfecho do filme. Para o filme ficar ainda mais engraçado, sugiro acompanhar a sessão com vodka-tônica ou gim-tônica.

Pausa
Depois de um evento festivo ao ar livre com o elenco todo da novela, vem a gravação de uma cena de conversa entre a enfermeira Charles (Julie) e Emily Kimberly (Dorothy Michael). Um bom ponto para interromper a sessão é ao final desta sequência (0:57:09). A seguir, Dorothy Michael atinge o estrelato.

Mais Informações
Título original: Tootsie. Produção: 1982. Classificação: 12 anos. O portal da Sony Pictures acrescenta pouco (ou nada): http://www.sonypictures.com.br/Sony/Entertainment/MovieDetails.SonyPictures?id=739616

EM DESTAQUE

Falhas
Detalhes de detalhes:
Dotothy vai ficar tomando conta do bebê de Julie para ela sair com Ron. Quando saem (1:22:31), vê-se ao lado da porta uma bicicleta encostada na parede com o pedal em primeiro plano para baixo. Sem que ninguém mexa na bicicleta, segundos depois (1:22:52), ele está quase horizontal e, quando o casal volta, está para cima.

(1:49:08) Michael oferece uma cerveja ao pai de Julie e ele aceita. Estão sentados no balcão do bar, o barman entrega as duas garrafas imediatamente. Acontece que a garrafa do pai de Julie estava praticamente cheia, ele deveria ter dito algo como: “aceito, mas, depois, minha garrafa ainda está cheia.”

Michael depilou as sobrancelhas para parecer mais feminino no papel de Dorothy. No início da cena final (1:50:06) ele aparece encostado em um carro esperando para abordar Julie. Um close em seu rosto mostra que suas sobrancelhas ainda estão depiladas, fininhas. No final da sequência (1:51:47), suas sobrancelhas milagrosamente voltam ao normal.

Curiosidades
O que significa “tootsie”? É uma gíria que poder-se-ia traduzir por “doçura”, pois é uma tradicional marca americana de doces achocolatados ― balas, pirulitos, etc ― fabricados desde 1896 e que durante a 2ª Guerra Mundial compôs a merenda dos soldados americanos por serem baratos e não derreterem em clima quente como o chocolate verdadeiro. http://www.tootsie.com/

(0:10:55) Na festa de aniversário de Michael Dorsey, seu amigo Jeff Slater, inconsolável com o desinteresse pela peça teatral que escreveu sobre o índio americano, reclama que este é “tão americano quanto John e Ethel Barrymore e Donny e Marie Osmond”. Quem são?
Os irmãos John e Ethel Barrymore são legendários atores de teatro, cinema mudo e cinema falado, membros da mais famosa família de atores americanos que começa no avô John Drew, passa por ambos os pais, o irmão Lionel, e se estende até a atualidade com a sobrinha-neta Drew Barrymore.
Os irmãos Donny e Marie Osmond são uma dupla de atores-cantores e apresentadores de tevê, ídolos da juventude americana na década de 1970: http://www.youtube.com/watch?v=RRLhHE--BxU

(0:17:03) O diretor do filme, Sidney Pollack, faz papel do agente de Michael Dorsey.

(0:32:35) Repare como o ator Dustin Hoffman tem as unhas todas roídas.

(1:06:21) O pequeno coice da vaca não devia estar no roteiro, mas Dustin Hoffman saiu-se muito bem, a cena ficou natural.

(1:06:34) A atriz Jéssica Lange monta “a pêlo” ― sem sela ou estribo ― com grande desenvoltura!

Mensagem
Pode ser lucrativo mentir, mas conviver com a mentira, quase sempre, é embaraçoso. A mentira cobra fidelidade ao mentiroso.

Micheal Dorsey traveste-se de mulher para ganhar uma vaga de atriz e, quando quer voltar a ser homem, não pode, precisa manter-se fiel à mentira.

Detalhes

(0:40:37) O filme é de 1982, com ação contemporânea. Portanto, na década de 1980, nos EUA, ainda se usava aqueles telefones pretões com disco.

(0:42:51) O primeiro autógrafo de Dorothy Michaels é para um senhor. Primeiro sinal de que agrada os “coroas”.

(0:46:11) Inimaginável, atualmente: o diretor galã beija uma artista segurando seu rosto com um cigarro aceso entre os dedos.

(0:52:25) Julie diz que gostaria que os homens fossem mais francos ao abordá-la, que dissessem: “... a verdade é que eu te acho muito interessante e eu adoraria fazer amor com você.” Mas quando Michael a aborda (1:00:58) usando essas palavras vê-se que, nem sempre, as pessoas sabem o que querem.

(0:57:25) Para posar para aos fotógrafos, travestido como Dorothy Michaels, Michael Dorsey ostenta um bum-bum que nada fica a dever às mulatas do carnaval brasileiro.

(1:02:05) Repare que depois de fazer sua cena com brilhantismo Julie escapa do beijo que o velho ator quis lhe dar a pretexto de congratulá-la.

(1:08:20) Momento de confissão... abortada.

(1:21:33) Quando Ron diz que “nunca prometeu exclusividade” a Julie e que mente para ela “para não magoá-la”, Dorothy diz que é “papo furado” e acrescenta “te entendo melhor do que você pensa”. Ao espectador desatento pode parecer que falou assim porque também é homem e, portanto, conhece bem a falsidade masculina. Mas Michael entende o outro, sobretudo, porque ele próprio usou o argumento (1:04:31) quando seu comportamento com a Sandy foi questionado pelo amigo Jeff.

― 43 ―

Um comentário:

Donga disse...

O Dustin Hoffman perdeu este Oscar para o Ben Kingsley em Gandhi. Como?