
A ação se passa no após-guerra em Londres. Vera Drake era uma senhora envelhecida pelo tempo e a dificuldade da vida, trabalhava duro como faxineira-diarista, era pobre, mas encontrava tempo e disposição para ajudar os necessitados. Agia por caridade, sem qualquer interesse que não fosse o de dar conforto aos desesperados. Não recebia dinheiro, nem reconhecimento pelo que fazia. Era humilde e discreta, nem a família conhecia suas atividades humanitárias. Poder-se-ia dizer que era quase uma santa, não fosse a natureza da assistência que prestava.
Numa época em que engravidar desgraçava definitivamente a vida das moças solteiras e, conforme o caso, também de senhoras casadas, Vera Drake fazia abortos, devolvendo àquelas mulheres a possibilidade de uma vida digna. Ela os fazia porque o aborto ainda era ilegal na Inglaterra e, como se vê no filme, somente os ricos tinham acesso às brechas da lei.
Vera usava um método pouco invasivo, era habilidosa, cuidadosa e sempre foi bem sucedida, mas, como diz o velho ditado: “tantas vezes vai o pote a fonte, que um dia quebra”.
A vida dos pobres na Londres daquela época era dura e não tinha grandes atrativos. Não espere um filme alegre, romântico ou glamoroso. Mas garanto que você vai se emocionar com a história dessa mulher de coração puro.
REFERÊNCIAS
Mike Leigh foi duas vezes indicado ao Oscar de melhor diretor, inclusive por este filme. Nunca ganhou a estatueta. Em 2008 fez Simplesmente Feliz: Poppy Cross é uma professora primária alegre e otimista obrigada a conviver com alunos agressivos e professores complicados, um que lhe ensina a dirigir e o outro, dança flamenga. Em 1996 dirigiu Segredos e Mentiras: Uma jovem negra de sucesso, investigando seu próprio nascimento, depara-se com uma mãe branca de classe baixa que renega a maternidade.
Imelda Stauton, a Vera Drake, foi indicada ao Oscar de melhor atriz por este papel e não ganhou. Ela fez o papel da professora de magia Dolores Umbridge (que substituiu Dumbledore na direção de Hogwards) em dois filmes da franquia Harry Potter: H.P e a Ordem da Fênix e H. P. e as Relíquias da Morte – Parte 1. Atuou ainda em: Aconteceu em Woodstock; Nanny McPhee – A Babá Encantada; etc.
QUER MAIS?
3 indicações para o OSCAR 2004, inclusive melhor direção e melhor roteiro. Não ganhou estatuetas.
DIA IDEAL PARA ASSISTIR
Quando quiser um filme dramático, embora, um pouco sombrio.
POR QUE GOSTEI?
É tocante a pureza de alma de Vera Drake, seu destino emociona, e os sentimentos familiares, quando confrontados com o tal segredo, são deliciosamente conflitantes .
SERVIÇO
Para Acompanhar
As pessoas são pobres e só tomam chá, portanto, para ficar no clima do filme, é preciso acompanhá-lo com chá. Surpreenda seus amigos com uma coleção de chás e biscoitos. A sugestão vale para o inverno ou, com ar-condicionado ligado, para o ano todo.
Pausa
Um bom ponto para interromper a sessão aproximadamente ao meio é no final da sequência em que o casal Drake, na cama, se regozija da sorte (1:01:19). É a calmaria antes da tormenta.
Mais Informações
Título original: Vera Drake. Produção: 2004. Classificação: 16 anos. Veja o portal da New Line Cinema (em inglês): http://www.newline.com/properties/veradrake.html
EM DESTAQUE
Falha
Detalhe do detalhe:
(0:25:18) Vera oferece um biscoito. Tem dois biscoitos no pratinho, a amiga tira um e o põe mais próximo de si, sobre a toalha da mesa. Muda a tomada da cena (0:25:27) e vê-se o biscoito sobre a mesa, mas no pratinho estão dois biscoitos. É o milagre da multiplicação dos biscoitos. Depois (0:25:52), sem que ninguém coma, some um biscoito do pratinho, que reaparece em seguida. Certamente filmou-se a sequência duas vezes, numa delas, com um biscoito a mais. E, na montagem, alternou-se as melhores tomadas de cada filmagem.
Curiosidade
(0:37:25) O aborto “legal” das inglesas ricas custava 150,00 libras que, considerada a inflação no período, valeriam atualmente ₤3.900,00 ou, aproximadamente, R$ 10.500,00. Pagando em dinheiro vivo o preço caía para ₤100,00, que hoje valeriam ₤ 2.600,00 ou R$ 7.000,00. De qualquer forma, um bocado de dinheiro na empobrecida Inglaterra do pós-guerra.
Obs: Veja a conversão da libra antiga em atual (http://safalra.com/other/historical-uk-inflation-price-conversion/) e desta em reais (http://br.advfn.com/conversor-moedas/libra-esterlina-para-real-brasileiro.html).
Mensagem
No estado de direito, não confunda “justo” (razoável) com “legal” (juridicamente permitido).
Vera Drake ajudou muita gente fazendo o que considerava justo, e que, infelizmente, não era legal.
Detalhes
(0:21:05) Repare no cuidado de Vera Drake com a higiene, ela escova as unhas com sabão, antes de realizar o procedimento.
(0:22:27) atualmente, todos os artistas têm dentes perfeitamente alinhados pela ortodontia, mas o filme encontrou uma atriz com dentes imperfeitos para interpretar com realismo o papel de jovem pobre do após-guerra.
(0:34:30) Pelo visto, a legislação inglesa permitia o aborto no caso da gravidez colocar a vida da mãe em risco, como a lei brasileira atual, porém, com uma importante diferença: a causa do risco podia ser psíquica. Era a brecha por onde passavam os ricos que podiam pagar um psiquiatra, além do aborto em hospital (0:38:09). Perceba que a paciente simplesmente confirma as perguntas do psiquiatra e quando ela, finalmente, diz que prefere matar-se a ter o filho, o médico conclui com um cínico “não podemos permitir isso”, seguido de discreto sorriso de cumplicidade.
(0:41:19) Conseguido o atestado psiquiátrico, fazia-se o aborto nos melhores centros médicos, como é o caso deste hospital, administrado por uma ordem religiosa ― anglicana, provavelmente, que é a religião oficial da Inglaterra.
(1:20:56) O homem intuí que Vera Drake faz o que faz porque, na juventude, alguém fez o mesmo por ela.
(1:24:46) O fato de Vera não conseguir se lembrar de quando começou a fazer abortos é mais um indício de que a data está associada a um episódio traumático, sobre o qual ela se recusa a pensar. Em momento algum ela falou em 20 anos, como assumiram que ela haveria dito.
(1:30:50) Embora eu aponte esta sequência em particular, o amor e o respeito entre os irmãos perpassa todo o filme.
(1:36:08) Repare que, felizmente para Vera, somente o último evento foi considerado.
(1:41:36) “Vaca estúpida. Como pôde ser tão egoísta?”. Isso é que é julgar os outros por si!
(1:42:13) A discussão entre mãe e filho, que se passa na Inglaterra de 1950, é o que ainda se discute no Brasil atual, como vimos nos recentes debates sobre a utilização para pesquisas científicas de células-tronco embrionárias.
(1:50:19) Esta fala do Reg foi de cortar o coração.
― 45 ―
Nenhum comentário:
Postar um comentário