Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

sábado, 3 de julho de 2010

EDUCAÇÃO

A estudante Jenny é forte candidata a vencer pelo árduo caminho acadêmico. Prestes a conseguir uma vaga na universidade de Oxford, ela conhece David, um bon vivant que a introduz no mundo glamoroso dos ricos. Como era de se esperar, fica deslumbrada e se enamora. Ele a pede em casamento. Ela não encontra mais disposição e nem tempo para cumprir as exigências acadêmicas da admissão em Oxford. A família de classe média, que sempre apostou no estudo como forma de ascensão social, vê no casamento que se oferece uma alternativa mais promissora para menina.

Na Londres da década de 1960, a bonita e talentosa Jenny não se furta de participar da efervescência social inglesa.

É um filme sobre a perda da inocência: da jovem que se lança na aventura e dos pais que acreditam ter encontrado um meio (fácil) para livrar a filha dos constrangimentos da luta pela sobrevivência. Como tudo tem seu preço, foi preciso fazer “vista grossa” para os princípios éticos pouco rigorosos do noivo e, evidentemente, arcar com as consequências.

REFERÊNCIAS

Lone Scherfig é uma diretora com inúmeros trabalhos na Dinamarca, mais para a tevê que para o cinema.

Carey Mulligan, a Jenny, indicada ao Oscar de melhor atriz por este papel, ainda é pouco conhecida. Foi uma das irmãs de Keira Knightley em Orgulho e Preconceito.

Peter Sarsgaard, o David, atuou em: Encontro Explosivo; A Órfã; Às Margens de Um Crime; Plano de Vôo; Kinsey – Vamos Falar de Sexo; etc.

QUER MAIS?

3 indicações para o OSCAR 2009, inclusive melhor filme e melhor roteiro adaptado. Não venceu.

DIA IDEAL PARA ASSISTIR

Quando quiser assistir a um filme suavemente inquietante.

POR QUE GOSTEI?

Porque o filme mostra a pequenez do discernimento humano: pessoas inteligentes e bem intencionadas são seduzidas ao erro. E eu amo os filmes ingleses, pois sentimentos contidos provocam mais tensão dramática que os claramente expressos.

SERVIÇO

Para Acompanhar
Não tenho sugestões a dar. As cenas gastronômicas do filme não são marcantes. Bebe-se de tudo: chá, vinho tinto e branco, champanhe, drinques e cerveja. Nenhuma comida aparece com destaque, exceto um bolo de aniversário fajuto. É década de 1960: o cigarro, sim, é desfrutado com grande prazer.

Pausa
Um ponto bom para interromper a sessão aproximadamente no meio é ao fim da sequência em que Jenny opta pela vida glamorosa em detrimento de seus valores morais. Parar quando ela lambe as sobras de massa de bolo nas pás da batedeira em (0:51:37).

Mais Informações
Título original: An Education. Produção: 2009. Classificação: 14 anos. Para ver mais acesse o portal oficial da Sony Pictures Brasil: https://www.sonypictures.com.br/Sony/Entertainment/MovieDetails.SonyPictures?id=79210465&Detail=sinopsis

EM DESTAQUE

Curiosidades
(00:34:49) Quando David está seduzindo os pais de Jenny para que permitam que ela viaje com ele acontece um diálogo absolutamente hermético para o público brasileiro:
― Imita todos os “Goons”? ― pergunta o pai.
― Meu “Eccless” é ruim ― responde David.
― David vez um “Bluebottle” simplesmente fantástico. ― elogia o pai.
“Goon Show” foi um programa de rádio (1951-1960) que revolucionou a comédia britânica e cuja influência perdura até hoje. Dentre os principais personagens, “Bluebottle” era um escoteiro sensual interpretado por Peter Sellers e “Eccles” era um idiota amável interpretado por Spike Milligan.
“Bluebottle” refere-se a uma gíria britânica da época para “policial”.

(0:51:43) O cigarro que aparece na cena é o tradicional Sobranie, marca registrada em Londres desde 1879. O modelo mostrado é o sofisticadíssimo Cocktail de cigarros coloridos com filtro dourado metálico. Na carteira, cada quatro cigarros têm uma cor diferente, em tom pastel: vermelho, rosa, amarelo, verde e violeta. Com as incorporações na indústria de tabaco, atualmente, a marca é produzida pela Japan Tobacco International (JTI).

Mensagem
É fácil acreditar no que atende aos nossos desejos.

Jenny e a família acreditam na sinceridade de David simplesmente porque ele se propõe a realizar o que todos querem.

Detalhes

(0:12:37) As estudantes admiram o menosprezo que o escritor e filósofo francês (nascido na Argélia) Albert Camus tem pelos sentimentos burgueses (a mãe dele morre e ele não sente nada). É uma ironia, pois, à frente, a Jenny vai sofrer por ter seus próprios “sentimentos burgueses” desrespeitados, várias vezes, principalmente quando descobre...(1:19:25).

(0:34:44) Cena rápida: observe que o garoto usa a perna direita da calça por dentro da meia para evitar que se enrosque na corrente (sem protetor) da bicicleta .

(0:54:21) A sequência da festa de aniversário da Jenny contrasta bem o tédio de antes com glamour do após David.

(0:59:24) Primeira noite de uma mulher: A que ponto pode chegar a insensibilidade humana! Mas será que o mesmo David que teve o cuidado de esperar Jenny completar 17 anos, como ela queria, para levá-la para a cama cometeria uma desconsideração dessas?

(1:02:50) Genial a observação da Jenny sobre sexo.

(1:18:36) Dentro do carro de luxo do David, o pai de Jenny diz que se sente o “Eamonn Andrews” que, na época, era um famoso apresentador da TV BBC.

(1:27:40) Cena comovente: O pai reconhece sua responsabilidade nos acontecimentos, pede perdão, mas mostra que foi induzido ao erro pela imensa confiança que tinha na filha.

(1:32:34) Outra cena comovente: O afeto e a compaixão da professora pela aluna, agora humilde, postos acima de possíveis ressentimentos.

― 35 ―

Nenhum comentário: