Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

terça-feira, 27 de julho de 2010

CORRA LOLA, CORRA

O filme brinca com o fato de acontecimentos aparentemente inconsequentes serem capazes de provocar resultados importantes para a vida das pessoas. Por exemplo, o sujeito atropelado ao atravessar uma rua seria salvo se, ao sair de casa, fosse parado 10 segundos por um vizinho que resolvesse especular sobre o clima.

O namorado da Lola é um aprendiz de bandido escalado para receber $ 100.000 marcos alemães e levá-los para o chefe da quadrilha. Próximo ao momento do encontro, ele telefona para Lola contando que se envolveu numa confusão e perdeu o dinheiro. Está apavorado, pois, obviamente, vão matá-lo. Lola sai correndo desesperada pela rua. Ela tem 20 minutos para encontrar o pai, que trabalha num banco distante algumas quadras do local, conseguir o dinheiro emprestado e levá-lo para o namorado.

A mesma história é contada três vezes com desdobramentos completamente diferentes devido a pequenos incidentes que atrasam ou adiantam a corrida de Lola. E o impacto de tais acontecimentos não se restringe a sorte da moça e do namorado, também transforma radicalmente a vida de outras pessoas que cruzam o caminho da corredora.

REFERÊNCIAS

Tom Tykwer dirigiu Trama Internacional em 2009: Clive Owen e Naomi Watts são um agente da Interpol e uma promotora de Justiça de NY que buscam levar à justiça um poderoso banco internacional suspeito de atividades ilegais. Em 2000 fez A Princesa e o Guerreiro: Franka Potente é uma enfermeira de hospício que se enamora pelo jovem desajustado que salvou sua vida.

Franka Potente, a Lola, atuou em: A Supremacia Bourne; Romulus, Meu Pai; Plataforma do Medo; A Princesa e o Guerreiro; etc.

QUER MAIS?

Vencedor do prêmio do público no Sundance Film Festival de 1999.

DIA IDEAL PARA ASSISTIR

Quando quiser assistir a um filme leve.

POR QUE GOSTEI?

É um filme despretensioso, com uma história simples e curta (menos de 30 minutos) que se repete três vezes. Em cada variante, mudanças sutis provocam grandes efeitos.

SERVIÇO

Para Acompanhar
Normalmente nesta seção eu sugiro comes e bebes que combinem com o clima do filme, mas desta vez vou sugerir que você gaste calorias em vez de consumi-las. Eu assisti ao filme pedalando em minha bicicleta ergométrica. Foi ótimo. A correria da Lola estimula o espectador para o exercício.

Pausa
É um filme curto, com menos de 80 minutos de duração. Melhor que parar no meio da sessão é fazê-lo ao final da segunda versão da história, quando aparece o saco de dinheiro e o avião voando contra o céu azul (0:54:39).

Mais Informações
Título original em alemão: Lola Rennt. Produção: 1998. Classificação: 12 anos. Para ver mais acesse o portal oficial da Sony Pictures Brasil: http://www.sonypictures.com.br/Sony/Entertainment/MovieDetails.SonyPictures?id=11096952

EM DESTAQUE

Falhas
(0:15:13) Lola corre um quarteirão inteiro com a camiseta presa debaixo do sutiã, com a barriga toda a mostra. Quando vira a esquina, a tomada muda para suas costas e, quando a câmera volta a filmá-la de frente (0:15:30), a camiseta já está solta.

(0:35:58) A alça do sutiã da Lola cai na corrida, a câmera dá um close em seu rosto (0:36:06) e a alça volta milagrosamente para cima do ombro.

(0:42:44) Lola toma a arma do guarda e caminha por um longo corredor sem que ele corra atrás dela e a intercepte.

(0:51:00) Na segunda versão da história Lola é especialmente retardada pelos acontecimentos ― cai na escada e demora mais tempo no banco onde o pai trabalha ― e consegue encontrar o namorado em tempo, coisa que não conseguira na versão anterior.

Lola aposta todas suas fichas no número 20 da roleta. A bolinha roda, ela grita e (1:07:50) aparece a mesa de jogo com fichas espalhadas por vários números, mas nenhuma no 20. Imediatamente antes da bolinha cair no número sorteado, a mesa de jogo é novamente mostrada (1:08:11) com as fichas da Lola no número 20, mas sem outras apostas em números individuais.

As falhas apresentadas, a exceção da terceira e da quarta, são apenas pequenos lapsos de continuísmo.

Bastidores
A atriz Franca Potente teve de ficar três meses sem lavar os cabelos, o período todo da filmagem, porque a produção ficou com medo de não conseguir reproduzir a coloração inicial.

Mensagem
É preciso respeitar a força do acaso.

No filme, acontecimentos ínfimos e fortuitos conduzem a caminhos muito diferentes.

Detalhes
(0:47:46) É a fuga de um ladrão de banco, totalmente cercado pela polícia, mais simples e crível que me lembro de ter assistido.

(0:52:54) No close da cabeça do namorado entre as mãos de Lola vê-se que a unha do polegar direito dela é enorme e a do esquerdo está lascada rente a carne.

(1:12:10) Na cena no interior da ambulância, há outro close das mãos de Lola, desta vez segurando a mão do enfermo: a unha do polegar esquerdo já cresceu, mas ainda está irregular e menor que a do polegar direito.

― 37 ―

Nenhum comentário: