Tenho mais de 2.000 DVD e Blu-ray. Às vezes, tomo a liberdade de recomendar filmes de que gosto.

terça-feira, 25 de maio de 2010

O HOMEM ELEFANTE

A ação se passa no Século XIX em Londres. John Merrick, o homem elefante, é vítima de uma desconhecida enfermidade deformadora que o torna repulsivo. Mal conseguindo falar ― por dificuldade motora, inibição e medo ― é tomado por um idiota incapaz de compreender. Sobrevive graças ao circo de aberrações em que é a grande atração. O dono do circo o trata como animal (na época, animais podiam ser tratados com crueldade e eram).

O famoso cirurgião Frederick Treeves fica condoído pelo drama do homem elefante e quer tirá-lo do circo para abrigá-lo no hospital. Depara-se com a oposição do dono do circo que não pretende perder sua galinha dos ovos de ouro e do diretor do hospital que não aceita albergar indefinidamente um caso sem perspectiva de cura.

Elis Regina cantou a síntese deste filme na música As Aparências Enganam, de Sérgio Natureza e Tunai: “as aparências enganam aos que odeiam e aos que amam”. John Merrick parece um monstro, mas é um homem sensível. Será amado e odiado.

A trama afigura-se fantasiosa, mas, outra vez, as aparências enganam: trata-se da versão cinematográfica de bem documentado caso real.

REFERÊNCIAS

David Lynch foi três vezes indicado ao Oscar de melhor diretor, inclusive por este filme, sem jamais vencer. Em 2001 por A Cidade dos Sonhos: Naomi Watts, que quer ser atriz, divide um apartamento em Los Angeles com a desmemoriada Laura Harring. Em 1986 por Veludo Azul: Uma orelha humana encontrada no chão conduz Kyle MacLachlan e Laura Dern à cantora Isabella Rossellini, que é refém de um sociopata.

John Hurt, o homem elefante, fez dezenas de outros personagens, por exemplo: em Harry Potter e a Pedra Filosofal foi Olivaras, o artesão que vende a varinha mágica ao Harry Potter; em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal foi o prof. Oxley, ex-colega de Indiana que desapareceu enquanto procurava pela caveira.

Anthony Hopkins, o cirurgião Frederick Treeves, quatro vezes indicado ao Oscar, é o ator que fez o canibal Hannibal na trilogia: Silêncio dos Inocentes (quando ganhou o Oscar de melhor ator), Hannibal e Dragão Vermelho. Também atuou em: Encontro Marcado; Terra das Sombras; Nunca Te Vi, Sempre Te Amei; etc.

QUER MAIS?

7 indicações para o OSCAR 1980 inclusive de melhor filme, direção, roteiro adaptado, etc (não ganhou nenhum).

DIA IDEAL PARA ASSISTIR

Quando quiser assistir um filme simples que emociona.

POR QUE GOSTEI?

Assisti o filme no cinema há trinta anos e guardava uma boa impressão que se confirmou plenamente ao revê-lo. Trata a dignidade humana de forma a despertar nossos melhores sentimentos, em particular, a compaixão. Sua simplicidade agrada também as crianças.

SERVIÇO

Para Acompanhar
Como frequentemente acontece em filmes ingleses o chá tem papel importante. O clima estando frio, sugiro tomar chá com torradas, estando quente, ice tea com canapés.

Restrição
Na capa do DVD consta a informação de que o filme é classificado como impróprio para menores de 14 anos por conter “tensão psicológica (deformidade física)”, mas meu filho de 11 anos assistiu com a tranquilidade de quem assiste um desenho animado da Disney. No portal da Universal na Internet consta a classificação "10 anos" que considero mais adequada.

Pausa
Um ponto bom para interromper a sessão aproximadamente no meio é ao final da cena em que o quarto do homem elefante é invadido por um empregado do hospital acompanhado da namorada (0:55:29).

Mais Informações
Título original: The Elephant Man. Produção: 1980. Filmado em preto e branco. Classificação: 14 anos. Para ver mais acesse o portal oficial da Universal Pictures Brasil: http://www.universalpictures.com.br/filmes.asp?id=5906

EM DESTAQUE

Curiosidades
Na versão cinematográfica o homem elefante é um cativo explorado pelo dono do circo de aberrações, mas na história real ele se associou voluntariamente a um empresário para explorarem sua imagem. Em (0:26:41) o dono do circo diz ao médico que eles são sócios, o que soa falso no filme, embora seja uma verdade histórica.

Considerando suas limitações físicas, é difícil acreditar que o homem elefante tenha conseguido montar uma maquete de catedral tão bem acabada como vemos em (1:19:12), mas montou e está perfeitamente preservada. Pode ser vista no documentário sobre o verdadeiro John Merrick anexo ao filme no dvd.

Mensagem
Sentir-se amado faz toda diferença.

O homem elefante tem a saúde debilitada, é horroroso e sofre todo tipo de preconceito, mas se sente feliz quando amado: “Estou feliz todas as horas do dia. Minha vida é completa porque sei que sou amado”.

Detalhes
(0:16:30). A pobreza pode ser esteticamente agradável em fotos e filmes, dentre outras razões, porque imagens não captam odor. No filme, um garoto comenta que o homem elefante fede, chamando-nos à realidade.

(0:18:00) Etiqueta Inglesa: O médico conduz o homem elefante ao consultório e indica uma cadeira para que se sente. O paciente continua em pé. O médico insiste no oferecimento e permanece em pé esperando gentilmente que o convidado se sente até concluir que ele não vai mesmo se sentar.

(1:15:30) É estranho, embora trate-se de um sonho e sonhos não primem pela coerência: A Revolução Industrial caracterizou-se pela substituição da força motriz humana pelo vapor. A máquina que aparece na cena expele colunas de vapor, mas é integralmente movida por força humana.

(1:20:28) O diretor geral do hospital não ousa pegar na mão, que vai beijar, da Princesa de Gales: ela pousa a mão enluvada sobre as costas da mão dele.

(1:37:30) Que instrumento exótico! Tem um grande bojo metálico, pistões e emite som melodioso. Alguém conhece?

― 31 ―

Nenhum comentário: